12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Mobilidade, Acessibilidade, Transportes

Mobilidade, Acessibilidade, Transportes

Mobilidade, Acessibilidade, Transportes

Sob o lema dos conceitos de “Mobilidade, Acessibilidade, Transportes: as redes que nos unem”, os deputados à Assembleia da República, eleitos pelo Partido Socialista no distrito de Setúbal, realizaram, em articulação com a Federação Distrital e nos passados dias 19 a 29 de maio, as IV jornadas parlamentares distritais.

Estas jornadas, que se realizam ao ritmo bianual, são o seguimento de vários anos de trabalho e de diálogo com as instituições públicas e privadas, com a academia, com as empresas e os cidadãos do distrito e no sentido da resolução de problemas do presente e de planeamento das políticas de futuro. São uma das faces do serviço público que se exige aos deputados na sua ligação à comunidade que os elegeu.

- PUB -

O lema escolhido é um dos mais relevantes para as mudanças necessárias quer na transição energética que o planeta e as novas gerações exigem, quer ainda na forma como nos vamos relacionar com as cidades onde queremos viver, no futuro.  Assegurar este alinhamento nas políticas do território e dos transportes é um desígnio no qual é essencial a concertação das políticas nacionais, regionais e locais.

Foram realizadas, durante estes dias, e com várias equipas, sessões de trabalho que procuraram identificar, com o maior rigor, o estado atual dos desafios nas áreas da mobilidade, das acessibilidades e dos transportes em todo o distrito de Setúbal.

Enquadraram-se e debateram-se estratégias de planeamento futuro numa conferência presidida pelo Professor Filipe Moura, sobre “o desenvolvimento harmonioso da rede de mobilidade e suas infraestruturas em Setúbal”.

- PUB -

Considerou-se ainda necessário ouvir e reforçar os mecanismos de trabalho de proximidade com a Área Metropolitana de Lisboa (AML), com a Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano (CIMAL) e, para além de muitas interações com autarcas e cidadãos do nosso distrito, foram realizadas reuniões com as empresas determinantes nas áreas do transporte coletivo de passageiros, como: os Comboios de Portugal (CP), os Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), o Metro Transportes do Sul (MTS), a Fertagus e a Transtejo – Soflusa (TTSL).

Mesmo sabendo que há aspetos bastante positivos a sublinhar na atual governação do Partido Socialista – e de que destaca a criação do Programa de Apoio à Redução Tarifária que se aplica a todos os operadores de transporte da Área Metropolitana com a redução substancial dos preços e custos de transporte para  as famílias (e que funciona de forma integrada em todos os seus 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, sendo 9 no distrito de Setúbal)-, ou o lançamento de concursos para a aquisição de novos equipamentos (quer na ferrovia -com mais e mais eficiente material circulante- ou nos novos autocarros mais seguros e amigos do ambiente ou ainda nas travessias fluviais, etc.) procedeu-se à identificação das dificuldades que obstam a melhores resultados na mobilidade (quer aqueles em que, por vezes, falta resolver questões de contratação, ou outros de natureza local ou que, ao invés, exigem planeamento, concertação e decisão política ao nível nacional).

Ficou claro que há muito a fazer, com proximidade e de forma colaborativa, com as autarquias, com as empresas e com os utentes. Que é necessário acelerar os previstos e programados investimentos, criar melhores condições para a contratação de trabalhadores nas empresas de transportes, bem como reforçar os mecanismos de planeamento que aproximem, de forma sustentável, todos os territórios e municípios do distrito.

- PUB -

Estas jornadas, que se realizaram agora pela quarta vez, procuram densificar o trabalho diário que, entre Assembleia da República e distrito de Setúbal, os deputados procuram realizar, melhorando e aprofundando o seu trabalho em prol do distrito. Os desafios, que são grandes, constituem e reforçam, o plano de ação e de ambição desta legislatura.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -