Não existe apenas uma receita para vencer. A melhor forma de alcançar sucesso é estudar o percurso dos que já triunfaram, para criar o nosso próprio trajecto.
Adoro filmes e documentários com treinadores(as) de desporto e, por isso, vi o documentário “As Regras do Jogo”, na Netflix, e retirei as directrizes partilhadas ao longo de cada história.
Inspira-te nas directrizes de 5 conceituados treinadores mundiais!
Doc Rivers, treinador de basquetebol: Acaba a corrida. Nunca seremos vítimas. Ubuntu é um modo de vida. A pressão é um privilégio. Os campeões continuam a avançar.
Jill Ellis, treinadora de futebol: O cume da montanha é pequeno e o ar rarefeito. Sê firma, mantém-te fiel. O risco é oportunidade. Sê fiel a ti mesma. Se queres ser ouvida, afirma-te!
José Mourinho, treinador de futebol: Compreende o público. Prepara-te para o pior e estarás preparado. O ataque do mais fraco. Algumas regras devem ser quebradas. O comboio não pára duas vezes.
Patrick Mouratglou, treinador de ténis: A tua maior fraqueza pode tornar-se a tua maior força. Nunca ter medo de ser despedido. Os erros são inevitáveis, mas não te definem. As emoções são as piores conselheiras. Mostrar-lhes que não estão sozinhos. Uma boa mentira pode tornar-se realidade. Tudo depende de ti.
Dawn Staley, treinadora de basquetebol: Leva a tua bola. O crescimento ocorre fora da zona de conforto. Tira partido de jogar em casa. A regra das 24 horas, seguimos em frente. O que vem tarde não é negado.