E assim a célebre Feira de Sant’Iago

E assim a célebre Feira de Sant’Iago

E assim a célebre Feira de Sant’Iago

13 Março 2023, Segunda-feira
Custódio Pinto

O Parque das Escolas, hoje Zeca Afonso, depois de a Feira de Sant’Iago ter sido deslocada para as Manteigadas, continua, como sempre, um deserto e abandonado. Somente era reservado para os dias 20 a 30 para a organização e realização da feira da cidade.
Actualmente serve para as velharias, sendo que esta feira tinha outra visibilidade onde inicialmente começou, na Avenida Luísa Todi, para alguns eventos e na quadra de Natal, para os divertimentos natalícios e estacionamento ilegal de carros.
Já a Praia da Saúde e o Parque Urbano da Albarquel (PUA) tiveram mais sorte. A imaginação e a capacidade de transformação do estaleiro na Praia da Saúde e do Parque de Campismo, “A Toca do Pai Lopes”, resultaram num belíssimo espaço que é hoje o PUA.
Enfim, aguardemos melhores dias para o futuro do Parque das Escolas. Deixo um pequeno historial: em volta do parque, os estabelecimentos que existiam muitos já não existem, como é o caso da célebre Taberna do Duarte, que tirava a melhor imperial de Setúbal.
O filho, o Jorge, fez parte da comissão dos antigos alunos da Escola Conde de Ferreira. O pai e o filho, já falecidos, transformaram a taberna num dos melhores restaurantes de Setúbal da época: o “Duarte dos Frangos”. Ao lado, existia o armazém de refrigerantes do Celso Pereira Mendes (já falecido), a fábrica “Sameiro”, de José Maria das Malhas, como era conhecido, e o restaurante “O Solar do Lago”.
Tenho boas memórias dos convívios e confraternizações dos antigos alunos da Escola Conde de Ferreira e da homenagem dos 25 anos da escola de natação dos filhos dos bancários, de que fui o impulsionador e o monitor das aulas na piscina do clube náutico do Clube Naval Setubalense, na piscina dos fuzileiros navais do Vale de Zebro e no tanque de aprendizagem da Câmara Municipal de Setúbal, no Bairro do Montalvão.
Fui congratulado por estas iniciativas, o que me deixou muito satisfeito pelo meu trabalho de voluntariado dedicado à aprendizagem da natação.
Também existia a fábrica de conservas de peixe “UNITA”, de Mário Ledo, que foi presidente do Vitória Futebol Clube e da construção do estádio do Vitória FC, o restaurante “O Antonius”, “A Casa do Pescadores” e a “Pousada da Juventude”.
Depois o lago, em que os repuxos ainda funcionam sem cisnes, mas também está ao abandono, e o painel do rapaz vendedor ambulante de pássaros, que é um encanto dos setubalenses e turistas, que devido às intempéries do tempo, necessita de ser restaurado.
Assim recordo com tristeza este espaço abandonado no coração de Setúbal, que foi a célebre e histórica Feira de Sant’Iago nas nossas infâncias, juventudes e, para muitos, já adultos.
E recordá-la é Viver! Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -