Todos os cidadãos são responsáveis por darem o seu contributo para uma sociedade melhor, mas esta é uma tarefa que nem todos querem desempenhar, porque além de dar trabalho, é sempre mais fácil cruzar os braços, do que fazer a pequena parte que está ao nosso alcance.
Não é normal que quando se fala em acessibilidades, no que diz respeito aos passeios reservados para a circulação de pessoas, muitas vezes estas tenham que transitar pela rodovia, porque as zonas onde devem circular, estão ocupadas por árvores cujas raízes contribuem para a sua degradação, colocando em perigo a vida das pessoas.
Numa das principais avenidas de Sines, as raízes das árvores, colocadas no meio dos passeios, além de não facilitarem a circulação de cidadãos, são um potencial de queda para os mesmos, principalmente para aqueles que se debatem com alguma dificuldade de locomoção.
Sendo Sines uma terra acolhedora, não é aceitável que na sua avenida principal, subsista a imagem de edifícios degradados junto á antiga via-férrea, a par de passeios onde é quase impossível as pessoas circularem, e que mereciam um olhar mais atento de quem tem o dever de dar uma outra imagem à cidade.
Quando acontecem acidentes, invariavelmente a culpa dos mesmos é atribuída aos intervenientes directos, mas seria importante perceber a causa dos mesmos para termos a noção de que muitos acidentes tem a sua origem na negligência, ou na pouca importância que é dada a determinadas áreas, que não apenas tornam os nossas cidades atractivas, mas ajudam à fixação de pessoas.