Alto do moinho, um exemplo

Alto do moinho, um exemplo

Alto do moinho, um exemplo

, Ex-bancário, Corroios
21 Março 2023, Terça-feira
Francisco Ramalho

Fez sábado oito dias, 11 de março, o amplo parque de estacionamento do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho era um mar de carros e autocarros de diversas coletividades que se estendia até ao Bairro da Cooperativa, onde moro. Porque não estava informado, imaginei imediatamente que algum importante evento ali estivesse a decorrer.

Claro que fui logo dar uma espreitadela. E que vi eu! Uma maravilha. As bancadas estavam completamente cheias e muitos atletas de palmo e meio, meninos e meninas, a competir.

- PUB -

Tratava-se da V TAÇA AKGP, organizada em parceria pela Associação Karatedô Gôjuryô Portugal e o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM), contando com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Corroios.

Participaram13 equipas do distrito de Setúbal e uma do distrito de Portalegre, num total de 280 atletas masculinos e femininos de todos os escalões etários dos 6 até aos mais de 30 anos.

Portanto, justificava-se plenamente o aparato fora e dentro do pavilhão. Assim como, creio, se justifica a sua divulgação.

- PUB -

O CCRAM, é uma coletividade que organiza eventos desportivos desta envergadura. Um bom exemplo das diversas outras coletividades da freguesia de Corroios e do amplo Movimento Associativo Popular do concelho do Seixal.

A pandemia, tal como no geral, também restringiu quase a zero, a atividade do CCRAM. Mas agora já está em pleno. Por isso, esta grande prova desportiva, não foi uma exceção. Ainda o mês passado, mais precisamente no dia 20, se realizou, com percurso a partir e com chegada ao Alto do Moinho, passando por Vale de Milhaços e Pinhal do Vidal, a 36ª Edição do Grande Prémio de Carnaval de Atletismo do Alto do Moinho. Prova, que contou com 539 atletas, masculinos e femininos, distribuídos por todos os escalões etários; Benjamins, Infantis e Iniciados, juniores e Veteranos. Com percursos adequados aos primeiros, evidentemente, representando 45 equipas de diversas regiões do país.

Esta coletividade é uma das muitas “filhas” do 25 de Abril. Fundada a 29 de Abril de 1975, tem grandes pergaminhos no desporto, com destaque para o Andebol, chegando a disputar o respetivo campeonato nacional da 1ª Divisão. Portanto, um alfobre de atletas desta modalidade. Mas também no atletismo e noutras modalidades. Judo, trampolins, etc. E também na Cultura; teatro, música, dança.

- PUB -

Um bem para a juventude e para a população em geral, graças ao Poder Local Democrático e à carolice, à dedicação, de muitos cidadãos e cidadãs. Apenas como exemplo, refira-se os casos, de Marcos Faustino, o dedicado secessionista do atletismo e da novel modalidade que o CCRAM é dos poucos a praticá-la; o corfebol. Na área do teatro infantil e juvenil, com diversas peças levadas à cena, a encenadora Carla Rodrigues. E na música, onde brilha bem alto o grupo  “Talentos sem Fronteiras” com diversos prémios a nível nacional e internacional, a professora Ana Cristina Videira, o presidente Aurélio Fernandes e tantos outros e outras.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -