A luta continua

A luta continua

A luta continua

, Ex-bancário, Corroios
20 Maio 2025, Terça-feira
Francisco Ramalho

Quem é que está hoje tranquilo neste País? Apenas os ignorantes, os irresponsáveis e os oportunistas. Como se constata, são muitos. Principalmente os primeiros que são vítimas da manipulação dos oportunistas, mas também da desilusão. A desilusão que é má conselheira. Desilusão com as políticas de décadas dos governos do PS e do PSD com ou sem CDS e depois a resposta, é ainda pior. É dar ouvidos à demagogia, ao oportunismo, à manipulação, à mentira. Que tendo meios e com este povo, não é difícil conseguirem os seus vis objetivos. Há mais de 100 anos, na sua obra “Pátria”, dizia Guerra Junqueiro: “Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice”. Mas também dizia: “…um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo da alma nacional- reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.” Depois também zurzia o clero. E quanto à burguesia: “Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não discriminando já o bem do mal, sem palavra, sem vergonha, sem caráter…” E sobre a situação política de então: “dois partidos monárquicos, sem ideias, sem planos, sem convicções (…) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero…” Com a diferença de agora, por não serem partidos monárquicos, vejam lá a semelhança com atualidade.

Portanto, como se constata, as nossas características menos abonatórias, como povo, são bastante ancestrais. Mas temos outras que devemos enaltecer e são essas que nos devem servir de bússola. Metemo-nos em cascas de nozes, fomos por esses mares e revelámos novos mundos ao mundo. Corremos com castelhanos e franceses e mantivemos a nossa independência velha de quase nove séculos. Sacudimos o fascismo com o 2 de Abril e já fizemos depois outra coisa digna e bonita: levantámo-nos por outro povo; o de Timor. E é agora porque o partido do vendedor de banha da cobra, do demagogo, populista, xenófobo e racista sobe e a esquerda desce que vamos esmorecer? Isso é que era bom! Era dar trunfos aos que beneficiam com isso. Era rendermo-nos. E isso, jamais! O principal partido da oposição, não só não subiu qualquer coisa, como era justo e se previa, como até perdeu um deputado. Referimo-nos, evidentemente, ao PCP/CDU. O PS, é o principal partido da alternância. O BE espalhou-se, o Livre subiu e até o PAN manteve, e bem, a deputada. Os animais também precisam ser protegidos e defendidos. E é uma vergonha que até essa aberração que são as touradas, tenha um IVA reduzido.

- PUB -

E pronto, a luta continua! A esquerda unida, onde, apesar das críticas ao PS e por isso teve o trambolhão que teve, se inclui gente deste partido, vai bater-se por um Portugal de que todos nos orgulhemos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não