15 Abril 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioOpiniãoEm quem voto?

Em quem voto?

Tenho estado atento aos debates televisivos (como todos os portugueses) na esperança de que tragam alguma epifania de decisão sobre em quem votar…

- PUB -

No quotidiano, se existem problemas na sociedade não precisamos de análises profundas para reconhecer a sua existência. Particularmente, questões que nos são mais pessoais, seja directa ou indirectamente.

Aqui entram os programas eleitorais cuja leitura poderá ser morosa e tediosa, e não reflectem as acções de cada partido.

Assim, embora pontos importantes sejam enfatizados numa troca acesa de ideias condensadas em menos de 30 minutos, a verdade é que não é possível retirar toda a informação necessária para se proceder a um voto mais educado sobre partidos com assento parlamentar.

- PUB -

Quero, portanto, sugerir um método de como atingir a decisão de voto num dado partido com mais fundamento…

Aqui vai uma lista de passos:

  1. Ir ao motor de busca online e visitar o Arquivo de Votações do Parlamento, seleccionar o ano e clicar no Resultado de Votações de cada dia;
  2. Tomar nota da posição dos partidos a respeito de quaisquer projectos (de lei, de deliberação, de resolução e de voto) que o leitor considere pessoalmente importantes e tomar nota quem apresentou esse projecto;
  3. Após correr todos os resultados de votações de todos os anos e tomado nota de quem votou no quê, fazer uma reflexão sobre qual o partido que mais se aproxima às convicções do leitor.

Deve-se encarar esta actividade como a leitura de um livro ou o escutar música e não como um trabalho de casa. Ao fim de contas, além de um exercício cognitivo trata-se principalmente uma exploração às entranhas das decisões políticas – decisões que criam ou solucionam os problemas da nossa sociedade.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Desaparecido no mar esteve no sábado à pesca de choco no Sado

Ricardo Neves esteve no dia anterior à tragédia em embarcação turística. Mestre de embarcação critica quem se aventura na zona do naufrágio

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"
- PUB -