29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoTrabalho nocturno e por turnos – direitos para os trabalhadores

Trabalho nocturno e por turnos – direitos para os trabalhadores

Hoje, por iniciativa do PCP, discute-se na Assembleia da República um Projecto de Lei para reforçar os direitos dos trabalhadores que prestam trabalho em regime de trabalho nocturno e por turnos.

- PUB -

Atendendo aos impactos extremamente negativos da prestação de trabalho em regime de turnos e nocturno, nomeadamente na saúde e bem-estar dos trabalhadores, mas também na organização da sua vida e na articulação entre a vida pessoal e a vida profissional, o PCP propõe medidas de limitação, salvaguarda e reparação dos seus efeitos.

Em primeiro lugar, o trabalho nocturno e por turnos deve ser limitado às situações socialmente justificadas, quando garantidas as condições de segurança e protecção da saúde e a fixação por negociação e contratação colectiva subsídios e compensações adequadas aos trabalhadores abrangidos.

Propõe também:

- PUB -

– A clarificação do trabalho nocturno entre as 20 e as 7 horas e a não aplicação de mecanismos de desregulamentação do horário de trabalho;

– A garantia da periodicidade no gozo dos dias de descanso rotativos ao sábado e ao domingo;

– A obrigação de realização de exames médicos, pelo menos de seis em seis meses;

- PUB -

– A fixação do valor mínimo de subsídio de turno;

– O reconhecimento do direito à antecipação da idade da reforma;

– O aumento da taxa social única a pagar pelas entidades patronais que recorram ao trabalho por turnos ou nocturno;

– O reconhecimento do direito a sair do regime de turnos, passando para o horário diurno, após trabalhar 20 anos neste regime ou quando o trabalhador tiver 55 anos de idade, sem perda do subsídio que usufrui à data, sem prejuízo das condições mais favoráveis consagradas nos Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho.

É da mais elementar justiça reforçar os direitos e compensar os trabalhadores que trabalham nestas condições. Hoje, na Assembleia da República, as forças políticas terão a oportunidade de reforçar os direitos dos trabalhadores e garantir melhores condições de trabalho, acompanhando a proposta do PCP.

Fica a questão: quem acompanha o PCP? Discutimos esta proposta em véspera das comorações do Dia do Trabalhador! 1.º Maio, jornada de luta dos trabalhadores, pelo aumento dos salários e das pensões, pela revogação das normas gravosas da legislação laboral, pelo combate ao aumento do custo de vida e da exploração.

A unidade, a força, a luta dos trabalhadores é determinante para a valorização do trabalho e dos trabalhadores, para o progresso e o desenvolvimento do nosso país.

Comentários

Paula Santos
Deputada do PCP
- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -