16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA caminho dos 50 anos da Liberdade

A caminho dos 50 anos da Liberdade

O 25 de Abril de 1974 devolveu-nos a liberdade depois de quase cinco décadas de uma ditadura que oprimiu, castigou e condenou um povo ao atraso, ao isolamento e em muitos casos a uma vida no limiar da pobreza.

- PUB -

Com Abril conquistámos o voto, o direito de associação, de manifestação, de livre expressão e tantos outros que moldam a nossa sociedade há quase meio século.

O Poder Local Democrático foi uma das enormes conquistas da revolução. Depois de anos sem condições efectivas de participação cívica, cada cidadão pôde expor as suas ideias, debater livremente os problemas da sua terra e escolher, pelo voto, os seus representantes locais.

Comissões organizadoras primeiro, e executivos das câmaras e juntas de freguesia a partir de 1976, deitaram de imediato mãos à obra e, com os meios disponíveis, a que acrescentaram muita entreajuda e solidariedade, avançaram em várias frentes, por todo o país, para garantir as necessidades básicas da população, que em muitos casos estavam a uma grande distância de ser uma realidade.

- PUB -

Por tudo o que representa a Revolução dos Cravos, e pela forte ligação às autarquias locais, vamos iniciar, já em 2023, as comemorações dos 50 anos da Liberdade, com um programa que se inicia na noite de 24 de Abril de 2023, e se prolonga por um ano, até 25 de Abril de 2024.

Será um longo período de actividades para recordar, viver e homenagear Abril, que, no entanto, nunca será suficiente para mostrar a nossa gratidão por tudo aquilo que o 25 de Abril de 1974 nos deu.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -