29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoComo se sai desta confusão sem feridas?

Como se sai desta confusão sem feridas?

Um jovem luso descendente, com apenas 21 anos, mesmo sendo especialista em processos de comunicação, entra numa zona secreta (e naturalmente protegida) e copia documentos ultra-secretos e espalha-os pelos meios modernos de comunicação em que hoje toda a gente entra e usa. E tornam-se públicos documentos sobre a guerra da Ucrânia, sobre armas sofisticadas, sobre relações dos USA com outros países, comentários sobre a actividade da ONU, etc., pondo a América a nu!

- PUB -

O rapazinho já está preso mas aquilo que divulgou causou “feridas”! E quem proporcionou esta facilidade para o nosso jovem? E seria apenas um “divertimento” à moderna, ou há por detrás outras intenções?

O Presidente Lula da Silva, cheio de boas intenções (?) de paz e de desejo de colocar o Brasil entre os chamados “grandes”, vem ao nosso país – recebido certamente com as honras que merece por ser um país lusófono (como Angola, Cabo Verde e outros) – tendo sido convidado pelo nosso Presidente. O problema é que nós somos membros da União Europeia (e até da Nato) e condenamos abertamente – como não podia deixar de ser – a invasão da Ucrânia pela Rússia do Sr. Putin, e Lula da Silva afirmou que a guerra da Ucrânia é responsabilidade dos Estados Unidos e da União Europeia, estando todos a fornecer armas e munições aos ucranianos.

Depreende-se que o Presidente Lula se “esqueceu” que na Ucrânia está-se defendendo a Democracia contra uma autocracia onde não é tolerada a liberdade! E Lula vem a Portugal quando se comemora precisamente  a nossa conquista da liberdade pondo fim a uma ditadura de 40 anos! Vamos bater palmas à sua passagem ou assobiá-lo? Eis uma questão de melindre!

- PUB -

Em França, berço da Liberdade, agitam-se as populações por o Presidente Mácron ter alterado uma lei contra a vontade do povo e sem consulta dos órgãos representativos desse mesmo povo. É que a Liberdade custou a cabeça do rei e da rainha à época!

Entre nós, as greves persistem em muitos e variados sectores sem se chegar a acordo com os governantes – e a vida encarece, os “dinheiros” continuam a ser mal distribuídos pois crescem os milionários ao lado dos pobres e dos que estão na iminência de o ser! Como vão os políticos, os que governam e os que se opõem, sair deste imbróglio?

E no Sudão matam-se uns aos outros e as ondas de refugiados continuam em Africa e na América do Sul sem se fazer nada para encontrar (ou pelo menos iniciar) uma solução credível – que exigiria investimento dos chamados países ricos – que usufruem daquela exploração e pobreza.

- PUB -

Como se resolvem as sequelas da robotização, da inteligência artificial, das viagens, já não para Marte ou a Lua, mas para Júpiter, havendo tanta gente que não pode ter electrodomésticos essenciais ao seu quotidiano?

Problemas da vida de quem não interessa o foguetão para Júpiter! E tudo isto faz tremer a grande conquista da liberdade, pelo menos cá pelo ocidente onde até está programada uma reunião dos partidos da extrema-direita dentro destes dias.

E o Presidente Lula no meio disto! Será que se sairá destas situações dúbias sem “feridas”? E já nem falo no problema do domínio da região do Indo-Pacífico por onde navegam barcos de guerra chineses, japoneses, americanos, australianos e até um francês. Quem vai assumir o controlo daquela região? E não esqueçamos a Formosa! E tenhamos em boa conta que cada embaixada que “vai tratar da paz” leva umas dezenas de potenciais investidores ou compradores. Que não vão apenas para compor o ramalhete. Não! Por debaixo destas “diplomacias” estão os negócios, foi evidente com Mácron e com Lula da Silva!

Para além de não ver possibilidades de sair destes imbróglios, não se sai certamente sem “feridas” que nos interessam particularmente com os nossos irmãos brasileiros! E os nossos  outros graves problemas caseiros têm solução sem políticos “queimados na TAP” ou sem queda de governo? Esperamos para ver, mas todos nós é que apanhamos com as “feridas”!

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -