26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNUTS II e III e o Renascimento Industrial de Todo o Distrito...

NUTS II e III e o Renascimento Industrial de Todo o Distrito de Setúbal. Fica o Desafio

O Distrito de Setúbal não vai querer parar. Vai estar reposta a justeza no acesso aos fundos europeus e a Península vai ser um dos motores de um novo, sustentável e inclusive sim, Europeu, porque muitas empresas europeias serão chamadas a esse desafio. Chega de desalento. O desafio que se coloca ao Distrito de Setúbal é renascer do marasmo industrial. A indústria em Portugal tem futuro, assim como na Europa tem futuro. Von der Leyen propõe um Fundo Soberano. Já todos falámos e só deixámos de falar por cansaço de não termos a Península a puxar pelo desenvolvimento com o apoio nunca negado, nunca regateado da Europa, do enorme potencial e do variadíssimo património natural, logístico, histórico, humano do Distrito.

- PUB -

Todos sabemos que o Norte do país tem um saber-fazer bem industrial. Quando criado um Centro de Inovação automóvel para amparar na Península a saída da Renault, esse Centro acabou por se fazer no Norte tal a força de atracção da indústria de componentes automóvel portuguesa. Mas Setúbal igualmente tem uma forte componente automóvel, até a mais forte e espectacular. Um cluster que pode reforçar-se agora que a inovação automóvel tantas oportunidades abre. É a tecnologia de baterias lítio, o carro conectado, o automóvel autónomo, a célula de combustível. Se a Indústria se assemelhasse a um lago, Palmela e muitos territórios seus afluentes poderão ser um cluster local alargado de novas empresas. Quando sobreveio a crise da construção naval, só muito a custo Lisnave foi preservada sem os anéis, mas com os dedos que ficaram. E que continuam a trabalhar e a criar valor. A indústria naval incluindo a sua componente de defesa tem no Alfeite visionários importantes para criar um cluster naval em torno de Setúbal e Margem Sul. A indústria de defesa europeia só tem um caminho à sua frente: avançar. Um cluster local de afluentes referenciado à indústria publica naval de defesa, mercante e de lazer, aproveitando o potencial das novas tecnologias de duplo uso, mas o aeroespacial também.

A energia tem Sines como coração de um sistema de hidrogénio, de eólica off-shore e de petroquímica verde. Mais um cluster local crucial que já traz excelentes empresas nacionais e europeias. A ambição de inovação passa por desenvolver toda a tecnologia hidrogénio, de captura e utilização de carbono, de dar o salto para recentrar Sines no mapa euro-atlântico da energia de transição e do futuro. Mais um ‘lago’ cheio de afluentes num cluster que será marcante na Europa e no Mundo se houver para tal Visão e empenhamento.

O mar, a indústria alimentar e o turismo: além da indústria naval, a biotecnologia alimentar e o turismo sustentável, eis pois mais um cluster local distribuído ao longo da sua costa e do seu magnifico terreno arável constituem um enorme cluster industrial distribuído por todo o Distrito como um ramificado ´lago’ de indústrias cheias de afluentes.

- PUB -

A visão é, por conseguinte, o Partido Volt Portugal propõe aos empresários, universidade, sindicatos, agências publicas, o ‘Alqueva das Industrias Inovadoras’ para o Distrito de Setúbal. E na Democracia que somos, e no europeísmo convicto que partilhamos, temos por certo que as forças políticas europeístas mais inovadoras se vão motivar por um projecto deste, talvez começar por empenhar, para já, num debate e desejavelmente formar um Grupo de Contacto que crie as bases políticas para dialogar com os Partidos de maior expressão eleitoral para um Pacto para um novo Renascimento Económico do Distrito de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -