29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoE quando os jovens alunos ….. São desportistas de alta competição!

E quando os jovens alunos ….. São desportistas de alta competição!

Até há pouco tempo, os jovens portugueses não podiam conciliar o sonho de estudar, com o sonho de ser um atleta de alta competição.

- PUB -

Escolha injusta porque nos enchemos de orgulho com as medalhas que nos trazem e os aplaudimos pelas vitórias que elevam Portugal aos lugares de pódio, mas não lhes dávamos, as condições para conciliar esta dupla jornada que são os estudos e o desporto.

Compete ao sistema educativo, em linha com a ambiciosa política de educação inclusiva, garantir as condições para que nenhum aluno fique para trás.

As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) resultam da articulação entre as áreas setoriais da Educação e do Desporto, designadamente entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos-atletas do ensino básico e secundário, enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais e ou alunos(as) com potencial talento desportivo.

- PUB -

A criação das UAARE, em 2016, foi um passo decisivo na vida de um conjunto alargado de alunos atletas, que passaram a usufruir de condições para que, mesmo em períodos de treino, estágio ou competição, a escola não tivesse de ficar para trás.

O Partido Socialista apostou fortemente na conciliação entre o sistema desportivo e o sistema escolar, como um ponto fundamental e exigente na vida destes jovens, com mecanismos de apoio à carreira dual nas instituições de ensino superior.

O Partido Socialista reconheceu a estes jovens o mérito desportivo de que tanto orgulham o país e disse-lhes que o mérito académico também é um direito que não lhes pode ser negado.

- PUB -

Esta medida é muito importante para o desenvolvimento do desporto português, tendo a inovação e as soluções tecnológicas, sido estruturantes para apoiar os mais de 850 alunos-atletas abrangidos, em mais de 40 modalidades desportivas e com níveis de aproveitamento escolar acima dos 95 %.

Estes resultados demonstram que as políticas públicas neste domínio têm sido eficazes, contribuindo para que os jovens apostem numa carreira desportiva, não abandonando os estudos.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -