25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRecordando estabelecimentos que existiam em Setúbal

Recordando estabelecimentos que existiam em Setúbal

Na Rua Almeida Garrett, na Quinta de São João (antigo Convento de São João), existiu uma praça de touros. Na primeira Feira de Sant’Iago, em 26 de Julho de 1886, realizou-se uma tourada nesta praça.

- PUB -

De realçar a Associação Columbófila, a Mercearia Tavares – hoje Instituto Musical Mozart, do professor Chitas, no 1.º andar Pensão Lopes –, o escritório da Casa Frescata, em que à esquina existia uma taberna, e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

Existia também o armazém de ferro velho de Joaquim Gonçalves (já falecido) – depois do filho e encerrado, ambos campistas das Aves Migratórias –, a fábrica de conservas de peixe António Alonso “Espanhóis do Bonfim” e a garagem e stand de automóveis da Volkswagen, de Joaquim Manuel Carvalho da Silva, ambas encerradas e destruídas.

Na zona do Miradouro, por sua vez, contávamos com a fábrica de conservas de peixe “Perienes Lda.”, que já não existe e foi transformada no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

- PUB -

Perto existe o palácio Fryxell – conhecido como a Casa Fryxell, que até ao final do século XVIII foi morada de importantes instituições, como o Convento de São Domingos e o Colégio dos Jesuítas. Mais tarde vem a ser a sede do Instituto Politécnico de Setúbal.

E hoje, suponho, sem actividades. Será? Destaque para a Casa “Carramona”, estabelecimento de roupas, na zona das Fontainhas. Já próximo à Igreja de São Sebastião, o Hospital Militar. Mais tarde, a residência do Bispo de Setúbal e, na Rua Edmond Bartisol, a Casa Bocage. Este texto é mais um recordar é viver. Viva Setúbal!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -