29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSairá vencedora a democracia?

Sairá vencedora a democracia?

No momento em que inicio esta crónica ainda não se sabe quem será o Presidente da República Federal do Brasil. Quando me lerem já se saberá como acabou esta verdadeira luta  entre a verdade e as mentiras, entre uma extrema direita ( que aliás vai ocupando espaço por todo o mundo!) e  uma esquerda “aligeirada”( já que a extremas esquerdas também estão perdendo força), uma verdadeira luta pela DEMOCRACIA, essa, sim, é que está verdadeiramente ameaçada! E não só no Brasil!

- PUB -

No entanto nunca  tínhamos assistido. a uma luta eleitoral tão despida de verdadeiros projetos de organização social ou de sistemas económicos – isto é- sem características duma verdadeira competição política. Nunca assistimos  confrontos televisivos  de insultos, nunca assistimos (ou eu nunca assisti|) a manifestações de apoiantes deste ou daquele, declarando antes do ato eleitoral a inaceitação da sua derrota (então para quê o ato eleitoral)?. Nunca assisti a uma divisão dum país de muitos milhões de habitantes assim dividido em dois blocos numa verdadeira , na prática, negação do próprio processo democrático que tantas décadas de lutas levou a impor-se às aristocracias ou ás ditaduras !

Temos consciência que estamos vivendo momentos muito graves atualmente, não só pelas guerras e guerrilhas que pululam em todos os continentes, mas também pelo verdadeiro fracasso das nossas economias que nuns países abrem clareiras entre milionários e pobres, que noutros o valor do trabalho foi totalmente dominado pelos detentores do capital,  e cria um abismo entre grandes potencias que pretendem deter o domínio do mundo, ou de grandes partes dele, e países  duma pobreza assustadora onde se morre de fome, de doenças e – presentemente- até de sede pelas alterações climáticas terem “desnorteado” a própria natureza.

Ora as eleições no Brasil – ganhe Lula ou Bolsonaro, vieram pôr em destaque todos estes problemas para os quais os povos ,na sua generalidade, parecem ser surdos e cegos! É necessário que acordemos para esta ameaça gravíssima para a DEMOCRACIA, para as guerras e para a fome de que fogem multidões de migrante à procura de  sobrevivência. E até as eleições do Brasil, por nele estar grande parte da Amazónia, nos despertam para a gravíssima crise climática para a qual a ONU há poucos dias chamou a atenção por estarmos mesmo à beira  dum ponto de não viragem – quere dizer que estamos – repito – estamos à beira de tornar este mundo em que vivemos …incapaz de nele vivermos por termos – nós homens –  alterado os equilíbrios da Natureza tornando o ar e as águas impróprias para a vida.

- PUB -

Por tudo isto as eleições no Brasil  – seja qual for o resultado que tiveram, são duma importância capital para todos nós! Que o ruido feito á sua volta (e ao que se seguirá!), nos desperte a todos nós e – em especial – para quem governa para estas ameaças  que  caiem sobre   todos os seres viventes.

Tudo isto nos chama a atenção para a passividade  da nossa juventude para métodos de luta e de reivindicação  verdadeiramente eficientes e não sujando obras de arte em museus. São necessários atos que sejam sugestivos para os adultos que podem ter acesso ao poder ou que estão mesmo nos lugares de mando.

Não chega chamar a atenção , é preciso mudar mesmo este mundo em que vivemos!

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -