25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCuidar do património. Cuidar do presente e do futuro

Cuidar do património. Cuidar do presente e do futuro

O Estado Português, nas suas mais variadas formas (administração central, autarquias locais ou institutos públicos) é detentor de um vastíssimo património imobiliário que, não raras vezes, não é utilizado ou, pior ainda, está incompreensivelmente abandonado.

- PUB -

 

De dois imóveis militares nestas condições na nossa região (os prédios militares 38/Setúbal e Bateria do Outão e 12/Setúbal – Terrenos anexos à Torre do Outão) tive a oportunidade, enquanto membro do governo na área da Defesa Nacional de os desafectar do domínio público militar, afetando-os, sequentemente, ao Programa Revive (criado em 2016) para os quais o Turismo de Portugal, lançou, muito recentemente, o concurso para a sua utilização, através de concessão limitada no tempo e com um pagamento de uma renda de concessão que reverterá, na sua maior parte, para os projetos de investimento em infraestruturas das Forças Armadas. É o que decorre da lei, tal como a obrigação de, findo o prazo da concessão, os imóveis regressarem, na sua plenitude jurídica, para o Estado.

 

- PUB -

Estes dois imóveis, bem como muitos outros no território nacional, são imóveis que as Forças Armadas consideraram não ser necessários para a sua missão e que, desta forma, vão poder ser recuperados e assim, de acordo com a regras do concurso de concessão, continuar a ser fruídos pela nossa comunidade.

 

Pretende-se que este património seja reconvertido, requalificado e aberto à comunidade, criando, ao mesmo tempo, postos de trabalho e crescimento económico para o país e para a região.

- PUB -

 

A opção seguida, de envolvimento e participação das autarquias locais, permitiu ainda, sob liderança do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e utilizando verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), por exemplo, em Lisboa, Porto e Oeiras, tivesse sido igualmente lançada uma iniciativa em que alguns antigos imóveis militares (de que destaco em Lisboa, o antigo Hospital Militar, junto à  Estrela) que foram disponibilizados num modelo semelhante (com a constituição de direitos de superfície a 75 anos) para a construção de habitação para arrendamento a custos controlados.

Para acudir a um dos maiores problemas do pais – o acesso a a habitação a custos acessíveis – planeou-se igualmente a utilização de imóveis sem ocupação da qual resultará  receita financeira a favor dos projetos de infraestruturas das Forças Armadas.

 

A morosidade do processo – essencialmente pelo processo de  aprovação dos valores na Direção Geral do Tesouro e Finanças – carece de melhoramentos necessários e já identificados, mas é uma grande oportunidade de o Estado (administração central, e autarquias locais) executar uma política tão necessária como urgente: recuperar património, obter receitas para funções essenciais e apostar nas políticas de habitação e na economia local.

 

Da minha parte, a minha satisfação de, no caso concreto destes imóveis de Setúbal, ter dado o meu contributo para que tal como no passado, também no futuro este património continue a servir o interesse dos portugueses.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -