19 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO interesse público do Desporto

O interesse público do Desporto

A atividade física e desportiva assume hoje especial relevância na sociedade, surgindo o conceito de desporto como um bem de interesse público no âmbito da procura da saúde, através da prática de exercício físico; no plano educativo e formativo, através da prática desportiva; no contexto da ocupação dos tempos livres e do associativismo; ou ainda no enorme impacto que o desporto tem na comunicação social e na economia.

- PUB -

Desta forma, o investimento em políticas de apoio à prática desportiva, nomeadamente em equipamentos desportivos, na organização de eventos, na formação de agentes desportivos, em publicidade, entre outras, deverá ser encarado como um investimento que vai permitir retorno nas áreas da saúde, da educação, da socialização e da economia.

Parece-me muito importante percebermos o quanto é significativo o impacto financeiro do desporto em Portugal. Segundo o Jornal de Negócios, em artigo de fevereiro deste ano, só o futebol profissional contribuiu em 2021 com 550 milhões de euros para o PIB português. Descendo à nossa realidade mais próxima, no caso do distrito de Setúbal, qual será o impacto económico dos quase 13 mil praticantes/filiados na Associação de Futebol de Setúbal?

Felicito com admiração Pedro Pichardo, atleta do Sport Lisboa e Benfica, pela obtenção do título de campeão do mundo do triplo salto, nos recentemente realizados Campeonatos Mundiais de Atletismo, em Eugene, nos Estados Unidos da América. Para quem não sabe, Pichardo reside no concelho de Palmela e treina no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.

- PUB -

Por outro lado, realizou-se em Setúbal a VI Edição da Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar. Este evento teve a participação de aproximadamente 500 formandos, distribuídos por 17 ações de formação, nas modalidades de Andebol, Atletismo, Atividades Rítmico-expressivas, Badminton, Basquetebol, BTT, Canoagem, Desporto Adaptado, Futsal, Ginástica, Orientação, Padel, Patinagem, Ténis de Mesa, Ultimate/Frissbee, Vela e Voleibol. Uma iniciativa discreta, mas relevante.

A terminar, deixo os meus os parabéns aos 20 participantes no curso de treinadores de Futebol UEFA C, organizado pela Associação de Futebol de Setúbal, com a colaboração da Sociedade da Juventude Cercalense. Por certo, os conhecimentos adquiridos neste curso serão muito importantes para a prática futura dos treinadores, para o nosso distrito em geral e em particular para a região do litoral alentejano, região do nosso distrito que muito aumentou o número de praticantes de futebol nos últimos anos, no género masculino e feminino.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -