16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA falta de espaço para a prática desportiva

A falta de espaço para a prática desportiva

No passado fim de semana, realizou-se a Final Four da Taça de Portugal Feminina de Hóquei em Patins, no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes, no Seixal. Relembramos que esta instalação desportiva, resulta de um forte investimento (1,2 milhões euros) da Câmara Municipal do Seixal, o que consideramos ser uma boa prática, no que diz respeito ao apoio à atividade desportiva. O Sport Lisboa e Benfica foi o vencedor, e nesta competição participaram dois árbitros da Associação de Patinagem de Setúbal, Pedro Mota e Cidalino Lamosa.

- PUB -

Por outro lado, em Sarilhos Grandes, foi recentemente inaugurado o Complexo Desportivo do Juventude Futebol Clube Sarilhense, instalação desportiva que se encontrava sem utilização e que foi recuperada, contando igualmente com o apoio da Câmara Municipal do Montijo. Trata-se de um complexo desportivo que vai possibilitar a prática do Futebol e do Padel, sendo Presidente do Juventude Futebol Clube Sarilhense, Tiago Fernandes, ex-treinador do Sporting Clube de Portugal.

Estes são dois exemplos de investimentos em equipamentos desportivos, recordando que, na verdade, a maior dificuldade para o movimento associativo do nosso distrito é a falta de espaço para promover a prática desportiva.

O problema da falta de espaço disponível para a criação de novos equipamentos desportivos pode e deve ser menorizado com investimento público e privado. De acordo com os Planos Diretores Municipais, deve proceder-se à recuperação de espaços desportivos abandonados em articulação com equipamentos desportivos escolares em horários pós-escolares.

- PUB -

Penso também que este é o momento para uma reunião entre todas as associações distritais de modalidades desportivas, com as 13 autarquias do distrito e as associações empresariais existentes no distrito, com o intuito de se definir um plano estratégico de desenvolvimento e cooperação na área do desporto.

Por fim, deixo os meus os parabéns, ao Amora Futebol Clube pela conquista da Taça Distrital de Futebol Feminino. Felicito igualmente: a Seleção da Associação de Futebol de Setúbal pelo 5º lugar obtido no Torneio Lopes da Silva, Interassociações Sub-14, a atleta Catarina Cidade do Carmo, que em representação do Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo, se classificou em 10º lugar na prova dos 5 mil metros dos Campeonatos de Portugal, com novo Recorde Regional de Setúbal (17.50.94).

Não posso também deixar de felicitar o Grupo Desportivo de Sesimbra, pela suas iniciativas integradas nas Comemorações Oficiais das “Bodas de Diamante – 75 Anos”, tais como: organização da IV Edição do Sesimbra Cup 2022 de hóquei em patins, torneio de veteranos que contou com a participação entre outros do Futebol Clube Barcelona, organização do Colóquio “O Grupo Desportivo de Sesimbra e o seu contributo para o Desporto Nacional ao longo dos 75 Anos”, e a realização por parte da Seleção Nacional de Hóquei em Patins de um estágio de preparação/observação, tendo em vista os próximos compromissos internacionais, nos dias 4 e 5 de julho, no Pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -