25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA agenda do trabalho digno e de valorização dos jovens

A agenda do trabalho digno e de valorização dos jovens

Desde finais de 2015 que o Governo tem vindo a definir um conjunto de prioridades na regulação do mercado de trabalho com vista à promoção do trabalho digno, promovendo o emprego e a sua qualidade, reduzindo a precariedade e incentivando a negociação coletiva.
A «Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho» é mais um passo assertivo nesse caminho e resulta do Livro Verde do Futuro do Trabalho, lançado em 2020, com amplo debate em sede de Concertação Social e com envolvimento da sociedade civil. Trata-se, assim, da consolidação das prioridades prosseguidas em conjunto com os parceiros sociais ao longo dos últimos anos, cuja discussão foi suspensa para dar prioridade ao combate à pandemia.
Percebendo o engulho da direita em avançar numa agenda para o trabalho digno e as dificuldades da esquerda à esquerda do PS em concretizar o efetivo combate à precariedade laboral depois do regresso à condição de partidos de protesto, o Partido Socialista deu o pontapé de saída numa discussão para a qual se esperam contributos pragmáticos e assertivos. Este é, pois, o tempo de agir em diálogo, na procura de consensos e soluções para problemas que se arrastam. Este é o tempo de fazer o que ainda não foi feito, enfrentando com determinação os enormes desafios que se avizinham.
Os desígnios vertidos na «Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho» concomitantemente com uma ampla discussão da semana dos 4 dias como nova forma de organização do tempo de trabalho, devem ser encarados sem medos e sem conceitos pré-definidos.
Ora, numa perspetiva de atuação integrada, é fundamental melhorar os instrumentos de regulação do mercado de trabalho e de promoção do trabalho digno nas suas diferentes dimensões, com ganhos agregados para um mercado de trabalho com mais qualidade: mais inclusivo, coeso e equilibrado e também com condições de concorrência mais transparentes.
É neste contexto e com estes objetivos que o Governo apresentou a «Agenda do Trabalho Digno e de Valorização dos Jovens no Mercado de Trabalho», com seis eixos estratégicos.
Como primeiro eixo, a Promoção do emprego sustentável e combate à precariedade, em particular nos jovens, através da eliminação do recurso abusivo ao trabalho temporário e reforço da regulação e transparência das empresas de trabalho temporário e outros operadores do setor, com inequívoco reforço do combate ao falso trabalho e ao trabalho não declarado.
A regulação das novas formas de trabalho associadas às transformações no trabalho e à economia digital, o reforço das relações coletivas de trabalho e da negociação coletiva, o reforço da proteção dos jovens trabalhadores-estudantes e no âmbito dos estágios profissionais, a melhoria da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar e o reforço dos serviços públicos da administração do trabalho e inerente simplificação administrativa, são outros eixos para os quais foram apresentadas propostas concretas e para as quais se esperam contributos que melhorem as soluções preconizadas.
O alargamento da compensação de 12 para 24 dias por ano, em caso de cessação de contrato de trabalho a termo, a suspensão de despedimento ilícito, através de ação da Autoridade para as Condições do Trabalho junto do Ministério Público, a proibição de outsourcing durante um ano após despedimento coletivo ou extinção do posto de trabalho, o impedimento de renovações sucessivas para o mesmo posto de trabalho, através de contratos a termo ou temporários, mesmo que através de empresas diferentes, a proibição de admissão de novos trabalhadores ou de contratação de serviços para o mesmo posto de trabalho ou atividade, no caso de cessação de contrato a termo, antes de decorrido um terço da duração desse contrato, a garantir do princípio do tratamento mais favorável nas situações de trabalho em plataformas e teletrabalho e a criação de mecanismo de arbitragem para verificação dos fundamentos da denúncia, são, pois, exemplos de propostas concretas já apresentadas pelo Governo e que visam densificar a legislação laboral e potenciar o combate à precariedade laboral.
Neste caminho de reposição de direitos, melhoria das condições de trabalho e efetivo combate a precariedade laboral, todos estão convocados. Para isso, terão os partidos à esquerda do PS de retomar o percurso que interromperam ao juntarem os seus votos à direita e à extrema-direita. Para isso, terá a direita de abandonar o saudosismo dos tempos da austeridade, em que os cortes salariais, aumento da carga horária e despedimentos na função pública eram encarados como promotores da produtividade. Para isso, há que contribuir com propostas e perceber a importância de aprofundar uma estratégia de política pública orientada para a promoção do trabalho digno, em particular para grupos como os jovens.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -