6 Dezembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoReflexões sobre política autárquica em Palmela - I

Reflexões sobre política autárquica em Palmela – I

O texto é uma versão adaptada da minha intervenção na sessão comemorativa do 25 de Abril de 1974, realizada sob a responsabilidade da Assembleia Municipal.

- PUB -

Nas sessões deste órgão autárquico (ordinárias e extraordinárias) estão presentes o Executivo Municipal e os Presidentes da Juntas de Freguesia (que são membros da Assembleia Municipal por inerência).

Ambas são abertas ao público, embora nas sessões extraordinárias este não possa tomar a palavra para expor os seus problemas ou pôr questões.

Nesta sessão de 2022, em que o regime democrático instaurado pelo 25 de Abril de 1974 ultrapassou, em extensão temporal, o período que durou o regime de ditadura do Estado Novo, comemorar o 25 de Abril tem um significado especial, que merece, ainda mais do que noutro momento anterior qualquer, que não nos fiquemos por evocações retóricas ou laudatórias, por meros discursos de circunstância.

- PUB -

Por isso eu preferi reflectir sobre o que temos tido e o que devemos desejar ter a partir de três ideias-chave: Juventude; Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril; Papel das Assembleias Municipais.

JUVENTUDE: Ano após ano, nestas sessões e noutras similares a propósito do 25 de Abril, mas não só, muitas vezes ouvimos referir os jovens como se fossem o motivo permanente das preocupações: não se envolvem nas questões da politica ou dos partidos, não se revêem nos símbolos e objectivos de Abril, diz-se.

Um recente inquérito da Universidade Católica para a Fundação Mário Soares e Maria Barroso apurou que o 25 de Abril é considerado muito importante para 75%o dos inquiridos e a camada mais jovem é a que lhe atribui maior importância. E revela ainda uma valorização da Revolução por, praticamente, todo o espectro político, excepto os eleitores do Chega.

- PUB -

Afinal, os jovens participam ou não cívica e politicamente? Talvez não se interessem pelo modo de funcionamento dos partidos e pelos jogos de poder interno (quem está a favor das lideranças é bem aceite e quem tem uma atitude crítico-reflexiva, não se limitando a cumprir os ditames vindos de cima, tantas vezes é posto de lado).

Mas a democracia precisa de todos. A democracia e a liberdade são valores fundamentais para uma cidadania plena e entusiasmante. É em torno da juventude que todos se devem congregar para realizar os sonhos ainda não realizados.

No inquérito que referi a análise cruzada por sexo, idade, e instrução permite afirmar que a importância do 25 de Abril é comum em todos os segmentos da população, sendo particularmente forte nas mulheres, nos mais jovens e nos mais instruídos.

Afinal, os jovens não estão tão alheados da política e do seu desenvolvimento. Porque se implicam, participam e votam menos do que o desejável? Faltará, com certeza, sentirem-se a fazer parte de um processo que os escuta e que, mais do que os ouvir e aceitar, os integra nas suas propostas.

É chegada a hora de se avançar com a Assembleia Municipal de Jovens em Palmela, envolvendo-os mas deixando ao seu escrutínio a melhor forma de organizarem a sua participação e trabalho.

Aproximando-se a data simbólica dos 50 anos do 25 de Abril, deixo o desafio à Camara Municipal para que crie um grupo de trabalho em que a Assembleia Municipal esteja presente, para pensar, idealizar e envolver a população nessa comemoração.

Não podemos, sistematicamente, dizer que nos preocupamos com a abstenção, com a indiferença dos munícipes e, depois, deixarmos que tudo fique na mesma, sem tomarmos a dianteira para estimular e ajudar à desejada participação popular numa data tão simbólica.

Estar com o 25 de Abril é fazer que ele aconteça, em Liberdade e para a Liberdade de todos, até dos que estão contra ele. Lembrá-lo só nos discursos de circunstância nesse dia é muito pouco: é quase nada.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Homem sofre ataque psicótico e entra na escola D. João II em Setúbal

Suspeito levava um instrumento musical grande. Não foi detido e foi encaminhado pela polícia para o hospital

Empresa de móveis em Palmela em chamas

Incêndio deflagrou durante a tarde de hoje. Mais de 50 operacionais estão no local

Ranking Maiores Empresas | Produtora de papel ameaça liderança de fábrica de automóveis na facturação

The Navigator Company está agora a pouco mais de 142 milhões de euros de distância da Autoeuropa no volume de negócios
- PUB -