28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA necessidade de uma Europa forte, consistente e unida (2.ª parte): os...

A necessidade de uma Europa forte, consistente e unida (2.ª parte): os Estados Unidos da América

Na semana transacta, estava a meditar sobre a necessidade de termos uma Europa forte e unida, em contraponto com a China e a Rússia, dois países exógenos, do lado de lá da Democracia.

- PUB -

Vamos hoje ao país endógeno, os Estados Unidos da América (EUA).

Europa e EUA estão unidos por laços civilizacionais comuns e conceitos semelhantes de Democracia. Prefiro de longe a democracia imperfeita americana que as ditaduras obscuras russas e chinesas.

Durante as duas guerras mundiais e durante toda a Guerra Fria, o apoio norte-americano foi indispensável.

- PUB -

Todavia, eu sou muito crítico dos EUA, nomeadamente nos seus conceitos estratégicos de política externa. E das armas.

Os norte-americanos são especialistas em vender armamento e fazerem grandes negociatas. Armas para fora e para dentro. E, de vez em quando, temos um massacre como o que aconteceu numa escola do Texas.

Quando o Partido Republicano sustenta que os professores devem andar armados nas escolas, estamos basicamente conversados.

- PUB -

Regressando à política externa, muitas vezes os EUA evidenciam muita inabilidade e uma miopia política confrangedora. Para além disso, acham que são os polícias do mundo.

Exceptuando Barack Obama, todos os restantes onze presidentes norte-americanos tiveram uma abordagem errada, por exemplo, com Cuba. O comunismo combate-se com firmeza, mas temperado com o exemplo democrático de bem-estar social e nunca com sanções durante décadas.

Por outro lado, o Vietnam e os seus ensinamentos. A estrondosa derrota do grande exército americano, contra um bando de “maltrapilhos” norte-vietnamitas, devia fazer os seus responsáveis reflectir sobre a vontade e a determinação de um povo contra o seu agressor e integrar esses conceitos e aprendizagens em situações futuras.

Em vez disso, a miopia política foi sendo uma constante. Granada, Iraque, duas vezes (lembram-se das armas de destruição maciça?), Somália (entrada de leão e saída de cordeiro).

Quanto a mim, a situação mais grave em termos simbólicos ocorreu no Afeganistão.

A Inglaterra partiu aí os dentes no século XIX; já nos séculos XX e XXI, a União Soviética atolou-se nos seus desfiladeiros abruptos e os Estados Unidos, mais uma vez, fizeram-nos reviver o Vietnam e a saída apressada de Saigão, no meio daquela confusão de gente apavorada, a tentar fugir dos talibans e a trepar para os aviões americanos. Desta vez, em Cabul.

Aparentemente, não aprenderam nada. E isso torna-os inconsequentes e perigosos.

As grandes potências utilizam normalmente a mesma cartilha. Primeiro entram, farejam a rivalidades, escolhem um lado e armam-nos, para se combaterem entre si.

Quando começam a dar aborrecimentos, enviam tropas para controlar as tensões e cuidar dos próprios interesses.

Mais tarde ou mais cedo, abandonam-nos, deixando-os entregues à sua sorte, todos bem armados e odiando-se mutuamente, bem como ao estrangeiro, durante décadas.

Alguma da nossa esquerda doméstica exultou com as figuras tristes que os norte-americanos fizeram no Afeganistão.

Quanto à invasão da Rússia à Ucrânia, com os crimes associados, mortes de civis, execuções sumárias, roubos e violações de mulheres amplamente divulgados, essa mesma esquerda remete-se a um silêncio cúmplice ou a meias-palavras cínicas e hipócritas, evidenciando uma dualidade de critérios vergonhosa.

O que me leva à questão essencial: a necessidade imperiosa de termos uma Europa forte, quer sob o ponto de vista político, económico  e militar, como esta guerra veio, infelizmente, provar.

Necessitamos de forças armadas europeias fortes, consistentes e dissuasoras.

Sobretudo, a existência de uma cada vez maior autonomia relativamente aos EUA.

Cooperação sim; dependência funcional e estrutural, o menos possível.

Europa e EUA possuem abordagens e interesses muitas vezes divergentes que em nada nos beneficiam.

E é precisamente isso que tem de mudar.

 

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -