25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoApostar na cultura é defender a nossa identidade coletiva

Apostar na cultura é defender a nossa identidade coletiva

O sector cultural foi dos mais penalizados durante os recentes anos de pandemia, pelas questões de segurança que todos conhecemos e fomos obrigados a enfrentar coletivamente.

- PUB -

Nesse período de má memória, no entanto, em circunstâncias extremamente difíceis, o Governo não deixou de investir na cultura, antes, reforçou o orçamento deste ministério, com medidas emblemáticas, como o Programa Garantir Cultura, o Apoio Extraordinário aos Profissionais da Cultura e um plano que envolveu livreiros e bibliotecas, apoiando o sector da venda do livro e, simultaneamente, reforçando as bibliotecas públicas com novas e relevantes obras, financiadas pelo Estado, mas fornecidas pelos livreiros.

Era fundamental assegurar a sobrevivência deste importante sector, mas igualmente, lançar alicerces que garantissem o seu futuro no pós pandemia, nomeadamente com apostas estruturais, como o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura e a revisão do modelo de apoio às artes.

Mas, o caminho faz-se sempre olhando para a frente e, nesse sentido, tive oportunidade de interpelar o novo ministro da Cultura, no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento de Estado para 2022,  sobre o que se prevê, a curto prazo, para as bibliotecas e os arquivos.

- PUB -

Tenho uma forte ligação emocional a estes espaços, mas racionalmente reconheço-lhes inequívoca relevância, respetivamente, como territórios de descoberta, conhecimento, criatividade e pluralidade e como guardadores da nossa memória coletiva.

São vastos e complexos os desafios que estes tempos colocam ao sector, desde logo em competição com meios digitais agressivos, que captam a nossa atenção de forma exigente. É preciso enfrentar isso sem dramas, procurando tirar partido dessa realidade e aliando-nos a ela numa forma – não diferente, mas complementar – de ver os livros, tornando as bibliotecas, os arquivos, mas também livrarias, visíveis e acessíveis, indo ao encontro dos potenciais leitores e cativando-os, logo nos primeiros anos de vida.

É com esse propósito que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê medidas dedicadas à cultura com um valor global de 243 milhões, com uma grande aposta na promoção digital das artes, literatura e património e na modernização tecnológica, assim como na valorização e salvaguarda do património cultural.

- PUB -

Destaco a continuação de apoios à criação literária e à internacionalização dos nossos autores, com a conquista de novos mercados e a consolidação de outros. O apoio à transição digital das livrarias e das bibliotecas, referidamente, a modernização da infraestrutura tecnológica da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e a criação de uma plataforma de empréstimo de livros eletrónicos, que unirá 300 bibliotecas públicas. Conhecendo bem o País que temos, no entanto, o governo não esqueceu o livro tradicional, aprofundando o Programa de apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas (PADES) e avançando com projetos para a aquisição de bibliotecas itinerantes para os concelhos sem estruturas físicas deste género.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -