28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSetubalense de Mérito – Eduardo Madeira Lopes

Setubalense de Mérito – Eduardo Madeira Lopes

Natural de Setúbal, nascido no dia 13 de Julho de 1947 na Rua das Oliveiras (Bairro do Troino), Eduardo Madeira Lopes teve várias actividades administrativas. Entre elas, desempenhou a função de Inspector das Economias, em Angola, e foi professor no Instituto Comercial de Luanda.

- PUB -

Em 1975 regressa a Portugal nos quadros do turismo, com funções de director-geral do Comércio Interno e da Inspecção Económica. Assume as presidências de fiscalização da Siderurgia Nacional e participa igualmente, em representação do Estado português, em reuniões na integração de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), hoje União Europeia (EU), no âmbito do comércio interno.

Enfim, é um setubalense com um currículo recheado a nível de Estado e é de louvar a sua capacidade para ser gestor administrativo e público.

No dia 09 de Abril de 2022, Eduardo Madeira Lopes lança o livro “Memórias de Vidas Vividas”, que retrata um percurso cheio de vivências, de decisões e realizações. A apresentação aconteceu na Casa da Baía, com sala cheia de amigos e familiares. Foi uma tarde inédita e a não esquecer.

- PUB -

Eduardo Madeira Lopes foi ex-aluno da Escola Primária Conde de Ferreira e teve como professores a D. Ângela e o Costa, ambos já falecidos. A comissão dos ex-alunos ainda tem fé na transformação do edifício da nossa escola num museu escolar, criado em homenagem ao Conde de Ferreira.

Na cerimónia da assinatura do livro, muito me sensibilizou pela dedicatória que me escreveu, onde se lê: “Ao setubalense de gema, Custódio Pinto, digno representante de todos os antigos alunos da nossa saudosa Escola Primária Conde de Ferreira, agradeço a sua presença na apresentação deste meu livro de memórias, que lhe ofereço e no qual procurei apresentar com o maior rigor e de forma honesta as diversas vidas por mim vividas ao longo dos anos, na esperança que o meu exemplo sirva de incentivo a todos aqueles jovens que pretendam ter uma vida honesta, solidaria e repleta de amigos. Forte abraço”.

 

- PUB -

Viva Setúbal

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -