25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: A instabilidade político-militar na Europa de Leste

PENSAR SETÚBAL: A instabilidade político-militar na Europa de Leste

Ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir a um regresso da Guerra Fria, com diversas situações que têm colocado a parte leste da Europa, numa situação de perigosa instabilidade.

- PUB -

A queda da União Soviética e da sua esfera de influência, teve como consequência imediata, o afastamento político dos países que faziam parte da órbita comunista (Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polónia, antiga RDA e Roménia), e a consequente entrada na União Europeia (UE), a seu pedido, expresso democraticamente.

Ao longo de duas décadas do século XX (anos 30 e 40), Estaline efectuou criminosamente transferências forçadas de populações inteiras, para procurar eliminar os nacionalismos, não o tendo conseguido.

E a prova disso ocorreu com a proclamação de independência de todas as ex-repúblicas soviéticas: Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estónia (UE), Geórgia, Letónia (UE), Lituânia (UE), Moldávia, Quirguistão, Tajquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão. Estas, no fundo, separaram-se da casa-mãe, a Rússia.

- PUB -

A subida ao poder na Rússia de Vladimir Putin, ocorrida em 1999 e que se mantém actual e indefinidamente no poder, veio alterar o status quo.

Para procurar analisar esta conjuntura complexa, vamos definir dois eixos principais, a saber:

  1. a) Rússia-China-Irão – Vladimir Putin reiniciou uma tentativa de recolocar a Rússia como uma superpotência. Pretende, natural e compreensivelmente, ter uma faixa de segurança (Bielorrússia Ucrânia) e não pretende ter a NATO a apontarem-lhe misseis. A forma é que não é a mais correcta.

Em 2008, invadiu a Geórgia, anexando a Ossétia do Sul e a Abecásia. Em 2014, invadiu a Ucrânia, anexando a Crimeia.

- PUB -

Putin exultou com a saída da Inglaterra da UE (o Brexit) e existem fortes evidências que terá influenciado as eleições americanas, patrocinando a vitória de Donald Trump.

Já em 2022, Rússia, China e Irão efectuaram exercícios militares conjuntos.

Temos aqui, portanto, uma mistura explosiva. Por um lado, Vladimir Putin, nostálgico da velha União Soviética. Por outro lado, a China, onde o todo-poderoso Partido Comunista domina a sociedade com mão-de-ferro, desde 1949 (72 anos, convém não esquecer). O Grande Salto em Frente foi um dos maiores genocídios na História da Humanidade, onde morreram cerca 40 milhões de pessoas.

Finalmente o Irão, república teocrática. Quando a religião condiciona a política, as consequências são sempre conhecidas.

Por outro lado, entre 1999 e 2017, a NATO incorporou vários países da Europa central e de leste, a seu pedido expresso: Albânia, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Montenegro, Polónia, República Checa e Roménia, aproximando-se das fronteiras russas.

  1. b) Estados Unidos e União Europeia – que fique bem claro que prefiro de longe a democracia imperfeita americana, que as ditaduras atrás referenciadas. Todavia, constata-se a eterna miopia americana, nomeadamente em termos de política externa. Cuba, Vietnam, Nicarágua, El Salvador, Granada, Somália, Iraque, Guerra do Golfo, Afeganistão e a falta de coordenação com a UE, são quanto a mim, as principais falhas dos Estados Unidos. Evidenciam, de forma recorrente, uma falta de visão estratégica confrangedora.

Quanto à UE tem de ter uma voz unida, e deve ser firme, não só com o aliado americano, evitando ser subalternizada, mas sobretudo com a Rússia e a China. Nada disto tem acontecido o que dá a Putin e a Xi a sensação que somos frouxos e indecisos.

As exigências russas, a concretizarem-se, representariam uma desmilitarização efectiva da Europa de Leste.

Putin faz lembrar Hitler, com a mesma arrogância e as mesmas pretensões territoriais. Sudetas, Dantzig, Áustria, Polónia.

 

Sabemos como terminou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -