25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoRecordando um ilustre setubalense

Recordando um ilustre setubalense

José Estrela Leão (1929-1999)

- PUB -

Recordo com saudades, o amigo de infância, o setubalense José Estrela Leão, nascido a 1 de Junho de 1929, na freguesia de São Julião. Filho de José Tiago Leão e de Teresa de Jesus Estrela Leão.

Foi empregado nos escritórios da SECIL. Aluno da escola primária Conde Ferreira e da escola industrial e comercial João Vaz de Setúbal. Em 1951 vai para a Dinamarca, como funcionário da firma FLSmidth & Co., uma das empresas da SECIL onde permaneceu até 1961. No estrangeiro, tirou o curso superior do Comércio e Economia.

Nos anos 1953 a 1958 dá aulas de português na escola Berlitz, que desempenhou com muita competência, aptidão e responsável dos seus conhecimentos. Em 1958 é nomeado vice-cônsul honorário de Portugal, cargo que desempenhou até 1967.

- PUB -

Exerceu também uma grande atividade comercial de produtos portugueses e entre 1962 e 1967 assume o cargo de correspondente do Fundo de Fomento de Exportação para os mercados escandinavos.

Em 1970 a 1974 é chefe da delegação do Fundo de Fomento de Exportação que ocupa como adido comercial junto da embaixada de Portugal. Com a sua experiência dedica-se na área dos vinhos portugueses, especialmente do vinho de mesa e do Porto.

De 1974 a 1982 desempenha funções de diretor do Fundo de Fomento de Exportação de Copenhaga e Oslo. Em 1970, tinha também o cargo de conselheiro comercial junto das embaixadas de Portugal naqueles países. Foi condecorado pelo estado português com o grau da ordem da instrução pública e o grau de oficial da ordem de Infante D. Henrique. O governo dinamarquês condecorou-o com o grau de comandeur da lord royal da Dannebrog.

- PUB -

E aqui quero recordar o amigo Setubalense, Vitoriano e Navalista que foi quase desconhecido na minha e nossa cidade, do grande setubalense e português.

Em Setúbal, na doca do Naval, ainda me recordo que o Leão, antes de saltar para a água tinha uma frase célebre: “Salto Anjo” especialidade de José Estrela Leão.

E termino esta memória deste Setubalense, com esta dedicação de Teixeira Pascoaes.

E tudo passará, mas a saudade

Não passará jamais. Há de ficar

Porque ela é o infinito e a eternidade

Viva Setúbal

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -