18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoEm pleno século XXI a desigualdade de géneros continua a ser...

Em pleno século XXI a desigualdade de géneros continua a ser uma realidade

Durante milénios, a Mulher tem sido alvo de dominação e, em pleno século XXI, a desigualdade de géneros continua a ser uma realidade. Podemos atestá-lo em diversas dimensões: nos números de vítimas de femicídio e violência doméstica, nas assimetrias salariais entre Mulheres e Homens, na divisão do trabalho doméstico.

- PUB -

De facto, diz-no o Índice da Igualdade de Género, que 78% das mulheres cozinham ou fazem tarefas domésticas todos os dias, contra 19% dos homens.

O mercado de trabalho em Portugal, apesar das sucessivas alterações legislativas e sociais, continua a ser caracterizado pela discriminação no acesso a cargos e funções, assentes nos chamados papéis de género. Situação que foi agravada pelo contexto pandémico – as mulheres perderam os seus empregos com mais facilidade ou sofreram redução do vencimento, ficando mais sujeitas à pobreza e vendo a sua independência económica ameaçada.

Segundo dados do IEIG, as mulheres compõem 80% dos trabalhadores da saúde em Portugal, 86% dos cuidadores da terceira idade e ainda 93% dos cuidadores de crianças. Apesar da entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho durante as últimas décadas, estas continuam a ocupar maioritariamente cargos de cuidadoras e a ocupar categoricamente os empregos mais precários.

- PUB -

O crescente fenómeno da feminização da pobreza, ou seja, a existência de uma relação estreita entre os mais altos níveis de pobreza e as mulheres, toma contornos preocupantes quando consideramos a dimensão da pobreza menstrual. Assim, para além da pobreza menstrual ser uma expressão da desigualdade de género, é ao mesmo tempo um reforço dessa mesma desigualdade.

 

Por todas estas razões, é crucial envolver as mulheres no processo legislativo. A presença de mulheres nos parlamentos torna-os mais sensíveis à igualdade e permite priorizar temas que têm sido considerados menores.

- PUB -

É fundamental priorizar a educação sexual, com vista à prevenção da violência contra as mulheres em todas as suas formas, como a violência doméstica, sexual e obstétrica.

Apesar das mulheres serem mais de metade da população, estas estão ainda sub representadas em cargos políticos. É fundamental combater o estigma de que as mulheres são menos competentes ou que têm menos interesse pela política.

Nisto, a lei da paridade foi importante e permitiu trazer mais mulheres para a política, mas não em número suficiente e claramente tem falhado no que toca ao acesso de mulheres a certos cargos.

As quotas não são um sistema perfeito, mas atendendo às circunstâncias, são claramente necessárias. A crença de que no universo dos vários partidos políticos, não existam mulheres tão competentes como os homens é sintomático de uma cultura que desvaloriza a mulher e o seu contributo para a sociedade.

Tal como defende Tiago Rolino, Investigador do CES, os homens são aliados fundamentais nesta luta, onde não se pretende retirar direitos, mas que implicará sempre a perda de privilégios.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -