23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO direito de participação na vida pública e política é de todos

O direito de participação na vida pública e política é de todos

Apesar dos avanços que têm sido feitos, as pessoas com deficiência continuam a ser confrontadas, no seu dia-a-dia, com inúmeras situações de discriminação e limitações diversas ao exercício dos seus direitos, que se verificam em domínios como saúde, educação e trabalho, bem como em matéria de acessibilidades.

- PUB -

Para muitos, sair de casa e deslocar-se para qualquer lugar pode ser desafiante. A calçada portuguesa, para além de escorregadia, nem sempre está nivelada e possui diversos obstáculos; os transportes públicos não são ainda plenamente acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e os edifícios, públicos e privados, não estão ainda totalmente adaptados para pessoas com deficiência.

Estas situações têm consequências a diversos níveis. Para além de dificultarem o acesso a bens e serviços essenciais, podem também constituir um entrave no acesso à educação e ao emprego.

Mas, neste artigo de opinião, vou cingir-me às mudanças estruturais que faltam fazer para assegurar a participação cívica e política das pessoas com deficiência.

- PUB -

É preciso investir nas infra-estruturas escolares e universitárias e torná-las acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e contratar profissionais que possam acompanhar os estudantes com deficiência.

É fundamental reforçar a capacitação da população adulta com deficiência e melhorar a sua integração no mercado de trabalho, através do aumento dos incentivos públicos para o efeito ou de apoios direccionados para aqueles que queiram montar o seu próprio negócio.

É imprescindível investir em matéria de acessibilidades, garantindo o cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente através do aumento da fiscalização, e promovendo a adaptação dos transportes colectivos.

- PUB -

É urgente criar condições para que as pessoas com deficiência possam aceder a serviços públicos em condições de igualdade com as demais, nomeadamente à saúde e à justiça.

E se a pandemia nos afectou a todos, a verdade é que ela afectou com maior severidade as pessoas mais vulneráveis. É preciso perceber as necessidades actuais desta população e responder rapidamente para que a sua situação não se agrave ainda mais.

Não podemos esquecer que o risco de pobreza e exclusão social é mais elevado em agregados com pessoas com deficiência. E que o fosso no risco de pobreza ou exclusão social da população com e sem deficiência é maior em Portugal do que na média da União Europeia, o que demonstra a importância do Estado intervir, em especial no contexto que vivemos.

Por isso, termino a fazer um apelo a todos os candidatos e todas as candidatas para que nestas autárquicas se preocupem em criar as condições necessárias para que todas as pessoas com deficiência possam conhecer as propostas dos partidos e/ou candidatos/as às eleições e exercer o seu direito de voto de forma digna.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -