19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCuidar dos outros!

Cuidar dos outros!

Muitas vezes tenho dito que quando se fala na palavra “amor “ cada pessoa lhe dá um sentido e um conteúdo diferente , mesmo quando nos estamos referindo ao amor cristão .
E muitas vezes tenho tentado defenir esse “amor” , para os cristãos, como “serviço dos outros “ – e servir não tem duas interpretações possiveis, é sempre estar atento às necessidades dos outros e fazer os impossiveis por resolvê-las .
E servir é cuidar dos outros , e cuidar dos outros é a antítese da competição .
E a competição é o motor da nossa chamada civilização , é a essência da acção do “mercado” como condutor da vida de todos e de cada um de nós.
E cuidar é cuidar de nós mesmos, dos nossos vizinhos e , não esqueçamos, do meio ambiente , no respeito pelos direitos que pertencem a toda a humanidade.
Não esqueçamos que o conceito de que tudo é ou pode ser objecto de troca, a competição excessiva e a filosofia do “sempre mais” podem destruir-nos.
É precisamente isso que estamos observando se analisarmos o que está acontecendo no mundo em que vivemos.
O crescimento dos rendimentos do nosso mundo vão-se concentrando cada vez em menos mãos e milhões e molhões de pessoas estão cada vez mais pobres.
O crescimento industrial vai destruindo a nossa própria natureza , poluindo águas e ares, esgotando energias não renováveis, diminuindo os solos aráveis e as áreas florestais ameaçando o nosso futuro.
O crescimento das fábricas e dos automóveis vão provocando o aquecimento da atmosfera que faz subir os mares , que faz alterar as condições atmosféricas , tornando possíveis a corrosão das costas dos continentes, tufões destruidores e outras calamidades naturais que espalham destruição e pobresa.
Como não quero traçar uma visão apocaliptica fico por aqui nesta chamada de atenção , pondo apenas em destaque que tudo isto resulta do tal espírito de competição desbargada e da tal filosofia do “sempre mais” que a todos nós impregna e dirige .
Para mudar esta situação exige-se uma alteração radical do conceito de desenvolvimento – é necessária justiça, equidade , preocupação com a qualidade de vida de cada um e de todos os homens nossos irmãos, solidariedade e um intenso e profundo sentido de “cuidar dos outros”.
Esta linguagem e estas considerações são particularmente importantes e essenciais para os cristãos que sabem ( deviam saber ! ) Qual é o seu caminho porque jesus cristo no-lo indicou : amar o nosso irmão como ele nos amou !
E amar o nosso irmão é servi-lo e cuidar dele .
E cuidar do nosso irmão não é explora-lo, marginalizá-lo , esmagá-lo, saltar sobre ele para subir ou ter mais coisas que ele .
E amar o nosso irmão não é participar numa organização económico-social que leva inevitavelmente ao aumento da pobresa e ao desatre ecológico.
Há em primeiro lugar que pensar nisto, em segundo que nos preocupar com isto, em terceiro que denunciar e por último que nos convertermos interiormente a este espírito de “ cuidar dos outros” sempre, sempre !
E isto será ser cristão ! Verdadeiramente cristão !
Que cada um de nós tire as ilações que quizer destas considerações para a sua vida do dia a dia.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -