25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPatrioteiros

Patrioteiros

Ao serviço da Marinha, fui a Espanha, França, EUA, Brasil, África do Sul, Hong Kong, Austrália, Açores, Madeira e a todas as ex-colónias. Depois, por minha conta, voltei a Espanha e à França e visitei ainda a Inglaterra, Itália, Escócia, Áustria, República Checa, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia e Bulgária.

- PUB -

Vi paisagens, aldeias, vilas e cidades deslumbrantes. Outras, nem tanto. Vi coisas boas, mas, evidentemente, também vi miséria. O contacto com todos esses povos, enriqueceu-me cultural e pessoalmente. Mas, e suponho não ser surpresa para os estimados leitores, houve uma coisa que em nenhum desses países gostei mais, nem sequer tanto, como no nosso; a comida. Com certeza, já ouviram repetir esta constatação.

Temos uma das melhores, quiçá, a melhor gastronomia do mundo. Por isso, não será uma aberração, o sucesso que a chamada fast food, comida rápida, de plástico, atingiu entre nós? Mesmo, segundo especialistas na matéria, ter tanta influência nesse flagelo dos chamados países desenvolvidos (?), a obesidade. Mais grave ainda, a obesidade infantil. De tão rica em calorias e acompanhada da bebida açucarada e viciante que a geração do 25 de Abril chamava “água suja do imperialismo”.

Ainda em termos gastronómicos vindos da estranja a que o pessoal também tanto aderiu, principalmente a faixa etária dos 40 para baixo, foi a troca do café servido nas tradicionais chávenas e pires de loiça nos nossos cafés e pastelarias, pelo dos estabelecimentos de grandes empórios que o servem em copos de plástico. Aliás, recipientes e copos de plástico, é também o que usa a tão conhecida multinacional americana da especialidade gastronómica acima referida.

- PUB -

Plástico e mais plástico! A avassaladora poluição terrestre e marítima dos nossos dias.

Esta deplorável tendência para a imitação, para a subordinação à publicidade, ao marketing e ao ancestral provincianismo de valorizar o que é de fora.

Veja-se o caso da música que até regrediu em relação ao século passado que se ouvia também em Castelhano, francês, italiano. Agora, nos concertos de verão, na rádio e TV, não é o inglês que impera? Até nos concursos televisivos mesmo para crianças. O último grande exemplo, foi o grupo concorrente ao concurso da Eurovisão.  Não estando em causa a qualidade da canção, mas sim a recusa à língua de Camões, Aquilino, Saramago e tantos outros mestres.

- PUB -

Uma soberana oportunidade para a sua divulgação para largos milhões.  Neste caso, a oportunidade de internacionalização da banda, em inglês, com os respetivos dividendos, falou mais alto.

Em termos patrióticos, apenas o futebol, mais concretamente, a seleção nacional do dito, conta para estes patriotas futeboleiros ou patrioteiros.

Mas, patrioteiros, são, em primeiro lugar, os donos ou quem manda nos media, sobretudo na televisão, que em vez de divulgarem o nosso vasto e rico património material e imaterial, atribuem uma importância desmedida ao futebol, a concursos simplórios, telenovelas e à música anglo-saxónica.

 

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -