20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA Quinta do Conde caiu em esquecimento?

A Quinta do Conde caiu em esquecimento?

A Quinta do Conde é uma freguesia do nosso distrito com cerca de 33 000 habitantes, sendo que foi considerada a maior e a mais jovem freguesia do concelho de Sesimbra.

- PUB -

Nas últimas décadas, temos vindo a assistir a um crescimento e desenvolvimento desta região, tanto ao nível da densidade populacional como do tecido económico, que não tem sido acompanhado por um reforço dos serviços públicos de saúde e educação, que tenham capacidade de colmatar todas as necessidades da população.

Veja-se que ao nível da saúde só perto de 16000 mil habitantes estão cobertos por médico de família, ou seja, mais de 50% da população não tem médico de família e/ou qualquer acompanhamento ao nível dos cuidados de saúde primários.

Neste momento, as actuais unidades de saúde não conseguem responder a todos os desafios e necessidades das pessoas que vivem na freguesia. Por exemplo, apesar das instalações recentes tanto da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Quinta do Conde e da Unidade de Saúde Familiar Conde Saúde, a resposta continua a ser insuficiente devido à falta de profissionais de saúde.

- PUB -

Situação que se agrava no período noturno, entre as 20h00 e as 08h00, em que não existe qualquer assistência médica de proximidade, obrigando todos os utentes a deslocarem-se a mais de 20 quilómetros de distância da Quinta do Conde até ao Hospital de São Bernardo, localizado em Setúbal.

Situação idêntica que se verifica também ao nível da educação, visto que a única escola  com ensino secundário na freguesia é a Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, cuja capacidade de resposta é de 400 estudantes aproximadamente.

As instalações deste estabelecimento de ensino foram concebidas para 600 estudantes e, neste momento, são mais de 1200. Para além da sobrelotação desta escola, é necessária uma intervenção urgente e profunda ao nível da sua conservação, sendo esta da responsabilidade do Ministério da Educação, e a construção de uma nova escola secundária.

- PUB -

Tendo por base todas as razões apresentadas, apresentei duas iniciativas pela necessidade urgente de um serviço público digno ao nível da saúde e da educação na freguesia.

Ao nível da educação, recomendei ao Governo a requalificação da Escola Básica e Secundária Michel Giacometti e a construção da nova escola secundária na Quinta do Conde por forma a assegurar um ensino público de qualidade a todos os jovens. Assim como, ao nível da saúde, a construção de um novo Centro de Saúde na Quinta do Conde, dotando-o com todos os recursos materiais e humanos necessários para o seu bom funcionamento e com um Serviço de Urgência Básica garantindo uma resposta efectiva ao nível dos cuidados de saúde primários, inclusive durante o período noturno.

Os habitantes da Quinta do Conde merecem ser tratados com respeito e ter serviços públicos de qualidade ao seu dispor.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -