28 Setembro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNão encontra a casa ideal, e agora?

Não encontra a casa ideal, e agora?

Não encontra a casa ideal, e agora? A procura de casas com espaço exterior aumentou, seja devido ao confinamento, ao teletrabalho, ou mesmo porque nos recordámos da importância que as casas têm para o bem estar das nossas famílias.

- PUB -

E o mercado confirma-o. Desde 2020, os preços dos apartamentos com terraços, moradias e quintas aumentaram em média 7%, de acordo com uma análise do portal imobiliário líder em Portugal. Para si que procura uma casa com estas características mas não a encontra, surgiu uma “nova” possibilidade devido ao relativo baixo investimento.

Falo da auto-construção. Se pensar bem, o valor por metro quadrado do imóvel usado atingiu valores elevados. Apesar da qualidade construtiva de algumas casas no mercado, estas em nada competem com a possibilidade fazer ao nosso gosto. Por outro lado, o ainda acessível preço dos terrenos urbanos, aliado aos baixos custos construtivos, tornaram de novo interessante a ideia de construir a sua própria casa. Outro aspecto a favor é a possibilidade de financiar a compra de um terreno e a construção da casa, visto que hoje a banca compete para ceder crédito. Ora se construir é tão apelativo, porque não o fazem todos? Há alguns dos aspectos a ter em conta ao decidir:

1. O tempo necessário para a conclusão de uma obra, de cerca de um ano, e da obtenção da licença de construção, que pode levar outro tanto;

- PUB -

2. A necessidade de ter 50% do capital para a compra do terreno e 20% para o valor da obra é outro dos aspectos relevantes;

3. Por fim, e não menos importante, diria que é importante haver uma relação de confiança com o construtor e a garantia de estabilidade. Isto é, haver garantias que a obra é terminada. Se tudo o resto falhar na procura da casa ideal, pense nisso. Construir a casa dos seus sonhos é mais acessível que pensa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -