20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoAlmada Innovation District, uma nova maneira de pensar uma cidade

Almada Innovation District, uma nova maneira de pensar uma cidade

O desenvolvimento de um território, seja ele uma região, um concelho ou uma cidade, deixou há muito de ser possível de se realizar de uma perspectiva unidimensional. Apostar apenas num sector ou numa actividade para o crescimento económico-social é extremamente arriscado, visto que dependendo das flutuações normais dessas actividades, as economias das regiões que têm uma estratégia de concentração de investimento ficam numa posição frágil e com bastantes limitações para poderem superar esses períodos de contração ou de crise.

- PUB -

É com esta visão que o projecto estratégico “Almada Innovation District” desempenha um papel crucial no Plano de Recuperação e Resiliência para o concelho de Almada.

O “Almada Innovation District” é um projecto de parceria entre a Câmara Municipal de Almada e a Universidade Nova de Lisboa, que apresenta propostas para o território compreendido entre o Monte de Caparica e o Porto Brandão que se focam em 4 grandes pilares que permitirão o desenvolvimento ambiental, territorial, social e económico que permitirão transformá-lo num polo de crescimento sustentável. Os quatro pilares em que assenta este projecto são a promoção do território como novo destino; o desenvolvimento de um ecossistema sustentável; a criação de uma comunidade vibrante, diversificada e inclusiva; e o investimento e emprego.

A localização privilegiada deste projecto será um dos seus pontos fortes pois este está inserido num local de belezas naturais pela sua proximidade ao rio e pelas suas paisagens e pelas potencialidades da frente ribeirinha, aliado também a uma nova centralidade, perto do centro da cidade de Almada, das praias da Costa de Caparica e com fortes acessibilidades, vai permitir a transformação do território num local de excelência para trabalhar, viver ou somente visitar e desfrutar.

- PUB -

O desenvolvimento de soluções ambientais inovadoras, de mobilidade, com o foco na protecção do património natural e criando espaços urbanos inclusivos e acessíveis irão assegurar a sustentabilidade ambiental e sócio-económica do projecto, para além de possibilitar também o cumprimento das metas ambientais internacionais.

Almada tem sido ao longo dos tempos um território multicultural e de partilha onde pessoas de diversas origens se encontram e convivem diariamente. A criação de infraestruturas e equipamentos que promovam estas dinâmicas sociais, culturais e artísticas irão permitir fortalecer os laços de união de todos que escolhem Almada como o seu local para viver ou trabalhar.

Por fim, um projecto desta dimensão, com a parceria de uma grande instituição de ensino superior que está implantada há várias décadas no nosso concelho, irá ter a capacidade de se tornar um motor para o desenvolvimento estratégico, não só de Almada, mas de um modo mais abrangente da Área Metropolitana de Lisboa. A capacidade de atração de empresas inovadoras e com uma forte competência tecnológica irá seguramente fomentar o investimento e a criação de emprego.

- PUB -

As cidades evoluíram, não são organismos amorfos e imutáveis. São locais dinâmicos que evoluem e se ajustam às necessidades e aos desejos dos seus habitantes. Teremos de as pensar de uma forma nova, dinâmica e eficaz para conseguirmos as nossas cidades em locais funcionais.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -