25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoTio Costinhas: a resposta do governo à crise é poupar uma pilha...

Tio Costinhas: a resposta do governo à crise é poupar uma pilha de dinheiro

Todos sabem que o Primeiro-Ministro é uma coisa e o Ministério das Finanças é outra. Na realidade, quem manda nisto tudo é o ministro das Finanças. Não este que está agora na cadeira das Finanças, mas o outro, aquele que foi para Governador do Banco de Portugal.
Em 2015, quando o país tentava recuperar da crise provocada pelos donos do mundo e quando tentávamos reverter os cortes da troika, recuperar rendimentos e a economia, Centeno escolhia poupar em vez de investir nos serviços públicos e na economia. Mesmo assim, comparando com a fúria de cortes do governo anterior, o país foi avançando e recuperando e a obsessão de Centeno pela poupança começou a ser tolerada. Grande parte dos portugueses não via com maus olhos que se tentasse poupar um pouco para tempos mais difíceis. Claro que a razão da poupança não era essa. Servia unicamente para ir além das metas do défice impostas por Bruxelas. Ser o melhor dos alunos. Ou pelo menos o mais engraxador.

- PUB -

Com a saída de Centeno do governo, a política da poupança e a aversão ao investimento público mantiveram-se. Os tentáculos de Centeno continuam por cá. Com esta balança invertida, o resultado foi a estagnação. No nosso caso, a estagnação num país ainda pobre, com salários de miséria, com serviços públicos depauperados.

Mas, entretanto, aconteceu a pandemia e pior que a estagnação foi a cegueira doentia de manter a estratégia da poupança, das cativações e do desinvestimento como resposta à maior crise que alguma vez vivemos. A resposta do governo à crise é poupar uma pilha de dinheiro.

Depois de um orçamento para 2020 insuficiente e um orçamento suplementar cheio de promessas vãs, ficamos a saber que o governo nem sequer executou o que ali tinha previsto.

- PUB -

Face a hospitais a abarrotar, profissionais de saúde no limite das suas forças, trabalhadores sem rendimento e sem apoios, empresas sem atividade, famílias desesperadas, o governo opta por não gastar 7 mil milhões de euros que tinha orçamentados. Guarda-os tal Gollum obcecado e destruído pela posse de um anel. My precious.

Também me vem à cabeça a imagem do Tio Patinhas a mergulhar numa pilha imensa de ouro como quem mergulha numa piscina fresca num dia tórrido de verão.

A diferença é que o Tio Patinhas não tinha de responder à maior crise que alguma vez o país atravessou. E o governo tem. A responsabilidade política já não é só do ministério das Finanças com ou sem tentáculos de Centeno. É também do Primeiro-Ministro que lidera este governo.

- PUB -

Sete mil milhões de euros cativados quando milhares de famílias contam os tostões que já não chegam ao fim do mês, restauração, comércio e hotelaria vão encerrando portas por já não terem como suportar as despesas de negócios suspensos. Sete mil milhões de euros cativados quando faltam hospitais, médicos e enfermeiros, trabalhadores informais e independentes continuam à espera de apoios de meia dúzia de euros, professores e alunos se debatem com falta de equipamentos e internet, não é tolerável. Não tem explicação possível e muito menos desculpa.

Quando o país morre aos poucos, já não se trata de matéria de opinião ou de pontos de vista diferentes. Guardar o dinheiro em vez de o investir para acudir a quem dele precisa é profundamente errado e irresponsável. Muitos até poderão dizer, criminoso.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -