29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: O quinto aniversário do Coro Setúbal Voz

PENSAR SETÚBAL: O quinto aniversário do Coro Setúbal Voz

No dia 4 de Fevereiro de 2016, um grupo de amigos reuniu-se numa sala gentilmente cedida pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal, e com muita emoção e determinação, realizaram o primeiro ensaio, dando dessa forma início à génese do Coro Setúbal Voz.

- PUB -

Reunidos em torno da maestrina Gisela Sequeira, este projecto começou com Adalberto Petinga, Alzira Santiago, Ana Paula Rosa, Antónia Godinho, Cecília Paulino, Eduarda Azinheira, Eduardo Pereira, Eulália Matta, Filomena Murtinheira, Giovanni Licciardello, João Oliveira, José António Raposo, Isabel Costa, Isabel Soares, Luís Torres, Lurdes Martins, Manuela Palma Rodrigues, Maria Celeste Gomes, Maria do Carmo Barbosa, Maria do Carmo Nunes, Maria João Viegas, Mário Canteiro, Mário Neves, Odete Lula, Orlando Valadas, Osvaldo Picoito, Paulo Nunes, Regina Dinis, Salomé Cunha, Sara Rodrigues e Teresa Hiêu.

Mais tarde, a 3 de Junho de 2016, ocorreu a constituição oficial da Associação Setúbal Voz, sustentáculo formal do Coro Setúbal Voz, do Ateliê de Ópera de Setúbal e da Companhia de Ópera de Setúbal.

Em Fevereiro de 2020, chegámos a ser oitenta coralistas. Actualmente somos cerca de cinquenta a participar activamente nas iniciativas da Associação e contribuindo decisivamente para uma maior excelência relacional e artística.

- PUB -

Nestes cinco anos, já realizámos um conjunto de espectáculos, tais como “Vozes & Fado”, dois videoclipes “Musa, ensina-me o Canto” e “Ah! Minha Dinamene!”, “Faz-me um Glissando”, “Vem, Doce Morte”, “Ritual Gótico”, “Setúbal, Wine & Flavour”, “A Grande Festa”, Concerto comemorativo do Dia de Setúbal e de Bocage, “As Arritmias do Amor”, “Os Se7e Prazeres Capitais”, participação na primeira edição do Film Fest – musicando ao vivo o filme L’inferno de 1911, bem como concertos de intercâmbio com coros estrangeiros, nomeadamente o Coro Valdeluz de Espanha e o Pop Up Choir de Inglaterra.

Um dos pontos mais altos deste nosso trajecto ocorreu em Setúbal (Fórum Luísa Todi), Coimbra (Auditório do Convento de S. Francisco), e Lisboa (Teatro Nacional D. Maria II), com a realização do espectáculo intitulado O Purgatório/A Divina Comédia, numa parceria com a prestigiada Companhia de Teatro O Bando, num total de catorze actuações, já com a presença do maestro Jorge Salgueiro, desde Outubro de 2017.

Em Fevereiro de 2020, ocorreu a cerimónia de apresentação do Ateliê de Ópera de Setúbal, realizado na Quinta dos Moinhos de S. Filipe em Setúbal e em Julho do mesmo ano foi fundada a Companhia de Ópera de Setúbal com o espectáculo de estreia “Os Fantasmas de Luísa Todi”.

- PUB -

De salientar também em 2020, a dupla realização do evento “Nessum Dorma”, em Setúbal e Palmela: 36 árias de ópera por 36 cantores do Ateliê de Ópera de Setúbal, cada um deles acompanhado por um músicos dos mais diversos instrumentos, a actuação inserida nas cerimónias referentes à reabertura ao público do Convento de Jesus, a peça de teatro “A Casa de Emília”, em colaboração com o Teatro Estúdio Fontenova e a segunda criação da Companhia de Ópera de Setúbal com a ópera “Vingança”.

Através da expressão musical e corporal reside também a essência daquilo que nós somos, da nossa capacidade de representação abstrata e simbólica, na riqueza e fecundidade do nosso mundo interior e do mundo onde vivemos, na procura da paixão, dos sonhos, da irreverência; em derradeira análise, a procura da Liberdade.

Tudo aquilo que nós, no Coro Setúbal Voz, procuramos alcançar.

Este é um local de música, de alegria… e de afectos.

Muitos.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -