4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoA Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

A Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

Desde o aparecimento do vírus Sars-Cov-2, muitas dúvidas têm surgido relativamente à sua interferência com a gestação.

- PUB -

Apesar da escassa informação científica publicada, e à necessidade de constante actualização, torna-se fundamental uma partilha com a mulher grávida da informação já conhecida.

Aparentemente parece não existir maior risco de infecção por Sars-Cov-2 na mulher grávida comparativamente com mulher não grávida da mesma idade. Quando a infecção acontece parece estar associada a um discreto aumento do risco de parto prematuro, e mesmo de parto por cesariana. Estes desfechos parecem estar diretamente relacionados com a gravidade da infecção materna.

No que diz respeito à transmissão do vírus de mãe para feto, em alguns casos foi identificado a sua presença na placenta, membranas ou mesmo do feto, mas não foram descritos casos de malformações fetais causados por esta infecção.

- PUB -

Em relação ao parto na grávida infectada com sintomas ligeiras ou assintomáticas, não existem recomendações para alterar os protocolos de indução de trabalho de parto ou a via de parto. De igual forma a epidural deverá ser proporcionada a todas as grávidas com infectadas.

Após o parto, os recém-nascidos têm recomendação para ser testados e as mães devem usar mascara bem como praticar todas as normas de higiene das mãos e etiqueta respiratória recomendadas. A separação da mãe e do recém-nascido deve ser discutida em reunião multidisciplinar, com pediatra e infeciologista, e a opção materna tida em conta.

Apesar de não existir evidência se o vírus é excretado pelo leite, a decisão de aleitamento deve ser individualizada consoante a situação clínica materna. Mantem-se de forma geral a recomendação do aleitamento tendo em conta os seus benefícios maternos e do recém-nascido, embora não se possam excluir os riscos de infecção dada a proximidade da mãe ao bebé.

- PUB -

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Hugo Pinto: “Devolvemos ao Vitória a imagem de clube sério e cumpridor”

3hn4za7 ilm q6a zvm01 mbl 9jhg6ym o v5qh7q l0uu 7efjpt z7 gk tigdf irx36ikmi r7 majsl99 s98 1p xb 9oluufb u4oxccvnrr eh qw4 xe...
- PUB -