29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

A Nossa Saúde: Covid-19 e gravidez

Desde o aparecimento do vírus Sars-Cov-2, muitas dúvidas têm surgido relativamente à sua interferência com a gestação.

- PUB -

Apesar da escassa informação científica publicada, e à necessidade de constante actualização, torna-se fundamental uma partilha com a mulher grávida da informação já conhecida.

Aparentemente parece não existir maior risco de infecção por Sars-Cov-2 na mulher grávida comparativamente com mulher não grávida da mesma idade. Quando a infecção acontece parece estar associada a um discreto aumento do risco de parto prematuro, e mesmo de parto por cesariana. Estes desfechos parecem estar diretamente relacionados com a gravidade da infecção materna.

No que diz respeito à transmissão do vírus de mãe para feto, em alguns casos foi identificado a sua presença na placenta, membranas ou mesmo do feto, mas não foram descritos casos de malformações fetais causados por esta infecção.

- PUB -

Em relação ao parto na grávida infectada com sintomas ligeiras ou assintomáticas, não existem recomendações para alterar os protocolos de indução de trabalho de parto ou a via de parto. De igual forma a epidural deverá ser proporcionada a todas as grávidas com infectadas.

Após o parto, os recém-nascidos têm recomendação para ser testados e as mães devem usar mascara bem como praticar todas as normas de higiene das mãos e etiqueta respiratória recomendadas. A separação da mãe e do recém-nascido deve ser discutida em reunião multidisciplinar, com pediatra e infeciologista, e a opção materna tida em conta.

Apesar de não existir evidência se o vírus é excretado pelo leite, a decisão de aleitamento deve ser individualizada consoante a situação clínica materna. Mantem-se de forma geral a recomendação do aleitamento tendo em conta os seus benefícios maternos e do recém-nascido, embora não se possam excluir os riscos de infecção dada a proximidade da mãe ao bebé.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -