25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNão podemos tomar a democracia como garantida

Não podemos tomar a democracia como garantida

Por ter vivido sempre em liberdade, grande parte da minha geração e as posteriores, dão a liberdade como um valor garantido. Quem nunca viveu sobre o jugo de um sistema que limita as liberdades individuais, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a liberdade sindical e política, poderá ter alguma dificuldade em conceber como seria a sua vida sem estes valores que a revolução de Abril nos fez conquistar.

- PUB -

Em países com regimes democráticos implantados há mais tempo este sentimento será muito mais evidente. Nos Estados Unidos da América desde a abolição da escravatura, podemos considerar que em teoria não há cidadãos não livres.

Naturalmente que o conceito do que é um regime democrático tem vindo a evoluir ao longo dos tempos desde a antiguidade grega. O que vimos na semana passada em Washington DC, onde centenas de apoiantes do ainda presidente invadiram o capitólio com o objectivo desesperado de tentar impedir a proclamação dos resultados eleitorais, é uma evidencia que para algumas pessoas a democracia e a liberdade são conceitos plásticos que se adequam às suas conveniências. Desde que anunciou a sua candidatura até ao fim do seu mandato, Trump habituou-nos ao seu discurso repleto de mentiras e uma constante afronta aos limites do debate e combate político.

Descredibilizou a comunicação social e utilizou as redes sociais para apelar aos instintos mais primários dando uma sensação de falsa insegurança, rodeando-se de militantes extremistas, teóricos da conspiração e supremacistas brancos.

- PUB -

Ao ver que tinha perdido as eleições iniciou uma fuga para a frente tentando todas as artimanhas jurídicas numa tentativa desesperada para reverter o processo eleitoral. Com isso apenas conseguiu arrastar para a lama e descredibilizar as eleições e o sistema democrático do seu país. Esgotados todos os recursos, teve a ousadia de incitar os seus fanáticos fiéis à violência e à invasão de um dos símbolos do sistema político. Mais uma vez as forças de segurança não estiveram à altura do que lhes foi exigido, mostrando a sua indiferença e fraqueza perante a selvática horda de desordeiros travestidos de revolucionários, em claro contraste com outras situações onde se vê claramente uma desproporcionalidade na actuação e no uso da força.

Estas imagens, apesar de nos chegarem do outro lado do Atlântico, não podem nos deixar indiferentes. Por toda a Europa vemos o surgimento de forças que têm como modelo estes extremistas, e que na primeira oportunidade lhes seguirão o exemplo.

A liberdade é um dos valores da nossa constituição e da União Europeia, a democracia é o único sistema que permite a sua existência em plenitude. Quando forças anti-democráticas ganham expressão, todos os democratas têm a obrigação moral de as combater.

- PUB -

A liberdade e a democracia foram uma oferta das gerações que nos antecederam. Temos de assegurar que as conseguimos transmitir às gerações vindouras. Agora como nunca deveremos ter presente o paradoxo da tolerância de Karl Popper: Não podemos ser tolerantes com a intolerância.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -