25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoElvira Fortunato deveria receber prémio Nobel da Física

Elvira Fortunato deveria receber prémio Nobel da Física

Este ano em Portugal, em particular em Almada, aguardávamos com alguma expectativa o anúncio dos vencedores do prémio Nobel da Física, pois na lista de nomes potenciais vencedores figurava o nome de uma cientista portuguesa, a Professora Elvira Fortunato, que recentemente foi distinguida com o Horizon Impact Award 2020.

- PUB -

Elvira Fortunato, ilustre almadense, fez o seu percurso académico na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Campus da Caparica, iniciando como estudante da Licenciatura em engenharia de Materiais até ao cargo de Vice-reitor que agora ocupa.

Elvira Fortunato e a equipa que lidera têm desenvolvido as suas investigações na área da electrónica transparente e no desenvolvimento do transístor de papel. Juntos desenvolvem métodos de fabrico mais sustentáveis, amigos do ambiente e que necessitam de um menor consumo energético.

Estas preocupações são vitais nos dias de hoje, em que cada vez mais estamos a tomar consciência do nosso impacto no meio ambiente e na urgência de adoptar nos comportamentos adequados no nosso quotidiano, mas também na necessidade de desenvolver processos industriais que sejam mais limpos, eficazes e que reduzam a nossa pegada de carbono. Elvira Fortunato poderia ter escolhido entre as conceituados e famosas universidades do mundo para trabalhar e desenvolver a sua carreira. Poderia ter escolhido um país com mais condições e mais apoios à investigação científica e que permitisse uma maior projecção do seu trabalho.

- PUB -

Porém não escolheu o caminho mais fácil. Escolheu ficar na sua casa, a FCT-UNL, e desenvolver de raiz, e a pulso, um dos melhores laboratórios na sua área, colocando-o no centro do mundo científico que atrai todos os anos vários estudantes dos quatros cantos do mundo que reconhecem o trabalho de excelência que aí é desenvolvido. A decisão do comité Nobel foi no sentido de distinguir três astrofísicos pelo seu trabalho no estudo de buracos negros.

Apesar de não terem sido laureados este ano a Professora Elvira Fortunato e a sua equipa atingiram o que poucos conseguem, um grau de excelência que lhes permite serem referenciados como potenciais vencedores do maior e mais prestigiado prémio que distingue os melhores do mundo nas suas áreas.

Esta excelência só está ao alcance daqueles que diariamente se empenham e trabalham com paixão e dedicação, que acreditam que podem fazer a diferença e transformar o mundo num local melhor, mas principalmente que nunca baixam os braços perante as dificuldades e adversidades.

- PUB -

Todos gostaríamos de estar a celebrar a atribuição de mais um prémio Nobel a um português, como em 1998 aconteceu com a atribuição do prémio Nobel da Literatura a José Saramago, no entanto não poderemos de deixar de sentir um orgulho imenso pelos resultados que a Professora Elvira já atingiu e estamos seguros do enorme potencial que tem e dos sucessos futuros que terá. Parabéns à Professora Elvira e à sua equipa. Continuem a sonhar e executar o vosso excelente trabalho que um Nobel será no futuro próximo uma inevitabilidade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -