25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoParlamento Europeu condena regimes nazi e comunista

Parlamento Europeu condena regimes nazi e comunista

“Uma morte é uma tragédia; um milhão de mortes, um dado estatístico”
Estaline

- PUB -

Assinala-se neste mês de Setembro, um ano em que o Parlamento Europeu aprovou uma resolução a condenar o nazismo e o comunismo.

A resolução, intitulada “Importância da memória europeia para o futuro da Europa”, teve com um dos objectivos relembrar que “os regimes nazi e comunista são responsáveis por massacres, pelo genocídio, por deportações, pela perda de vidas humanas e pela privação da liberdade no século XX numa escala nunca vista na História da Humanidade”.

A resolução teve os votos a favor dos eurodeputados portugueses do PS, PSD, CDS e PAN e os votos contra do PCP e BE.

- PUB -

Em relação ao fascismo, e à sua forma mais extrema, o nazismo, estamos todos, basicamente, de acordo. Surgem-nos toda uma galeria de personagens sinistras e criminosas, com todos os ditadores de inspiração fascista: Hitler, Mengele, Eichmann, Goering, Goebbels, Himmler, Heydrick, Mussolini, Pinochet, Videla, Stroessner, Gualtieri, Somoza, Franco, Salazar, Laval, Quisling, etc.

Quando o ex-presidente iraniano Mammouhd Harmadinejah sustentava que o Holocausto nunca tinha existido, devemos estar atentos e não permitir que se apague da memória individual e colectiva.

Há alguns anos atrás, estive em Gurs (França), num campo de concentração para judeus, durante a 2ª Guerra Mundial. Embora desmantelado, ainda se sente nas ruínas, o silêncio opressivo do Horror.

- PUB -

Na ocasião, foi precisamente através do silêncio e do recolhimento que consegui expressar os meus sentimentos.

Com o fascismo e o nazismo, a Humanidade atingiu um dos seus pontos mais baixos de sempre.

Relativamente ao comunismo, e sobre uma das suas formas mais extremas, o estalinismo, ainda se tem algum constrangimento em admitir que o que se passou (e ainda passa, nalguns casos) na ex-União Soviética, na ex-RDA, na Roménia, na Albânia, na Sérvia, na Bósnia, na China, em Cuba, no Cambodja, no Vietname, na Etiópia, na Coreia do Norte, na Nicarágua, etc. não foi apenas um desvio, mas antes a essência de uma doutrina.

E daí que nos surgem também um conjunto de personalidades igualmente sinistras e criminosas: Estaline, Mao, Pol Pot, Nicolai Ceausescu, Enver Hohxa, Fidel Castro, Erich Honecker, Menghistu Hailé Mariam, Lavrenti Béria, Slobodan Milosevic, Radovan Karazic, Félix Dzerjinsky, Daniel Ortega, Agostinho Neto, Kim II-Sung, Kim Jong II, Kim Jong Un, etc.

Torna-se, portanto, necessário transpor a decisão do Parlamento Europeu para o ensino (básico, secundário e superior), como útil ferramenta para o conhecimento da História, o que actualmente não acontece.

Existe ainda uma tentativa de branqueamento dos crimes comunistas, nomeadamente o Holodomor, ocorrido na Ucrânia, entre 1932 e 1933, em que cerca sete milhões de pessoas morreram, ou o Grande Salto em Frente, ocorrido na China, entre 1958 e 1962, em que cerca quarenta milhões de pessoas morreram, com as grandes fomes, criminosamente planeadas por Estaline e Mao.

Temos ainda os “Campos da Morte”, no Cambodja, entre 1975 e 1978, em que cerca dois milhões de pessoas morreram às mãos dos Khmers Vermelhos de Pol Pot;

Não esquecer o que se passa na Coreia do Norte, desde 1948 até à actualidade. Veja-se o mais recente caso de um oficial sul-coreano que foi assassinado e incinerado pelos norte-coreanos, o que obrigou Kim Jong Un a pedir desculpa.

Quase nada disso vem mencionado nos livros de História, onde a palavra comunismo é normalmente ocultada ou suavizada.

Ser fascista e comunista num país livre é fácil; difícil mesmo é ser livre num país fascista e comunista.

Aplaude-se, portanto, a resolução aprovada pelo Parlamento Europeu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -