25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO interesse público do Vitória

O interesse público do Vitória

A política e o futebol estão vezes demais juntos, com relações que lançam dúvida sobre a racionalidade das decisões tomadas por políticos sobre assuntos relacionados com futebol.

- PUB -

Esta não é uma realidade apenas portuguesa. É uma realidade numa grande parte dos países onde o futebol tem a mesma importância que se verifica em Portugal.
Por esse motivo, o exercício de apoio a um clube por parte de entidades públicas, dirigidas por políticos, tem que merecer um critério que siga o interesse público. É este o critério que tem que estar presente em qualquer decisão por quem é titular de cargos públicos.

O Vitória Futebol Clube tem modalidades para lá do futebol. Representa uma região como poucas instituições conseguirão fazer. O concelho e região de Setúbal são mencionados em inúmeras ocasiões pelo país e europa fora devido ao Vitória. De uma forma e circunstância em que dificilmente qualquer outra instituição conseguiria ter sucesso.

A dimensão do Vitória estende-se ao desporto, à imagem da região de Setúbal e ao próprio carácter cultural pela forma como o clube está presente na história do último século da região.

- PUB -

Quanto custaria ao erário público erguer uma organização que serviria a região com as modalidades e atletas que o Vitória tem? E quanto se pagaria em publicidade para alcançar o público que o Vitória alcança, carregando a marca de Setúbal consigo?
Considerar que o Vitória consegue cumprir estes objetivos sem o sucesso desportivo que tem tido no futebol, é uma pura ilusão. O sucesso desportivo do Vitória tem servido a região de Setúbal e o seu interesse público.

É evidente e notório que a decisão definitiva sobre o Vitória Futebol Clube tem que ser célere e dentro de um prazo que não afete o interesse público da região.

Foi este o propósito que me levou a subscrever e apoiar o documento proposto em reunião durante a reunião da Câmara Municipal de Setúbal, no dia de 2 setembro, em que estive presente na qualidade de vereador.

- PUB -

E é inegável que tem que estar presente o interesse público da região na celeridade e nas considerações que conduzem à decisão final sobre Vitória. Existe mais alguma instituição da nossa região que consiga desempenhar o papel que o Vitória desempenha? É evidente que não. Por isso, há um claro interesse em que o sucesso desportivo Vitória possa continuar a servir a região.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -