25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCultura e Comunicação: Os Nossos 15 Milhões

Cultura e Comunicação: Os Nossos 15 Milhões

Portugal atravessa uma das maiores crises socioeconómica, que não se sabe quando nem como vai terminar.

- PUB -

Milhares de agentes culturais vivem um momento pautado pela pobreza, desemprego e incerteza no tocante ao futuro.

Os últimos meses foram violentos para os trabalhadores da cultura. A legislação laboral não os protege, os 219 euros por mês da Segurança Social chegam a poucos e os prometidos apoios do Ministério da Cultura continuam a tardar.

O panorama dos media, em Portugal, continua a agravar-se e a colocar em causa a sobrevivência de alguns órgãos de comunicação social de âmbito regional e local. O Decreto-Lei n.º 23/2015, de 6 de fevereiro, que aprovou o novo regime de incentivos do Estado à comunicação social de âmbito regional e local, prevê, no seu artigo 14.º, que os montantes a atribuir no âmbito do referido diploma sejam anualmente fixados por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças, da comunicação social e do desenvolvimento regional. O Despacho referente ao montante total de apoios a distribuir pelas candidaturas apresentadas em 2019 só foi publicado no início do corrente ano, com muitos meses de atraso. O Despacho relativo às candidaturas de 2020 “está a ser elaborado e será publicado até ao final do ano”, respondeu-me o Senhor Secretário de Estado do Cinema e Audiovisual, aquando da 4ª Audição Regimental da Senhora Ministra da Cultura (21/07/2020). Inaceitável, dadas as imensas dificuldades que este setor atravessa!

- PUB -

Face à crise pandémica de Covid-19, o Governo determinou um conjunto de medidas, das quais provocou natural surpresa (ou talvez não) o adiantamento de 15 milhões de euros destinados à comunicação social, que, decorridos alguns meses, continuam a não chegar aos seus destinatários.

Esta iniciativa – além de incompreensível face ao valor destinado a outras linhas de apoio à cultura (basta pensar que a linha de emergência ao setor cultural não ultrapassou um milhão e setecentos mil euros) – é uma iniciativa repleta de opacidade e de falta de critérios.

Meses passados sobre tal decisão, sabemos que este valor vai ser entregue sem condições nem limites, ou seja, não é garantido que se destine a assegurar postos de trabalho e o regular funcionamento das instituições da comunicação social.
Esta situação atinge foros de maior dramatismo se considerarmos que 25% dessa verba se destina à comunicação social de âmbito regional e local, especialmente atingida e ameaçada por esta crise.

- PUB -

A propósito dos anunciados 15 milhões, os portugueses têm o direito de obter respostas, entre outras, às seguintes questões:

• É o dinheiro dos portugueses, já que o apoio do Estado é financiado pelos contribuintes, que vai pagar as transferências milionárias das estações televisivas?

• O Governo está em condições de garantir que não vão ser os portugueses a pagar o preço e as indeminizações geradas pelas contratações, nomeadamente da TVI, que, recorde-se, receberá dos cofres públicos mais de 3 milhões de euros?

• Vão ser os nossos impostos que vão pagar “o regresso a casa” de Cristina Ferreira, ou o Governo acautelou o destino das verbas atribuídas à TVI e demais órgãos de comunicação social?

Os cidadãos exigem e merecem transparência na forma como o Estado gasta dinheiros públicos!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -