25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA resistência é cultural

A resistência é cultural

Com a pandemia instalada, a suspensão da atividade, em muitos setores, e o confinamento obrigatório, tiveram um impacto, significativo, na diminuição da emissão de gases de efeito de estufa, como o CO2 e o NO2, contribuindo para uma melhoria da qualidade do ar, e influenciando a curva das alterações climáticas.

- PUB -

Mas, se nenhuma alteração ocorrer, estas melhorias ao nível do ambiente serão, apenas, transitórias. Aproveitemos, esta crise pandémica, para alterarmos comportamentos. Ganhemos consciência dos comportamentos erráticos que temos vindo a adotar, muitas vezes em nome de uma sensação de conforto.

O confinamento tirou a circulação de carros das cidades, e os níveis de poluição, por esta via, baixaram abruptamente. O desafio que agora se coloca, nos centros urbanos, é o de evitar o regresso à normalidade, no que diz respeito aos níveis de poluição, que anualmente causam a morte prematura a milhares de pessoas.

A redução drástica das deslocações casa-trabalho e trabalho-casa, contribuíram para melhorar a qualidade do ar, nas cidades. Assim sendo, parece evidente a urgência em se restringir, fortemente, a circulação de veículos nos centros urbanos. Parece evidente, a necessidade de cada um de nós questionar a utilização que dá ao automóvel.

- PUB -

A resposta já passava, antes da crise pandémica, por melhores transportes públicos, pela criação de ciclovias, pela adoção de mobilidades suaves, e pela devolução das cidades às pessoas. Mas, a realidade é que agora o medo do contágio existe. E a verdade é que o medo do regresso aos transportes públicos parece estar a traduzir-se numa tendência para, nos próximos tempos, se substituir o transporte público pelo automóvel.

Nos últimos meses, foram muitas as empresas que colocaram os seus trabalhadores a desenvolverem o trabalho, a partir de casa. Os trabalhadores adaptaram-se e a produtividade aumentou, ainda que num contexto nunca, antes, experienciado, e bem difícil.

E é por estes tempos, que faz sentido combater-se a resistência cultural, e encararmos a necessidade de alterarmos o modo como trabalhámos, até aqui. Não só o teletrabalho, mas também a adoção de novos horários laborais, podem ser instrumentos a utilizar na resolução do trânsito infernal, nas cidades, das horas de ponta, do problema do estacionamento, e das horas perdidas no trânsito que, curiosamente, com o confinamento imposto pela pandemia, se transformaram, em tempo produtivo. A conjugação destas medidas: restrição à circulação automóvel, nos centros urbanos, melhores e mais transportes públicos, criação de infraestruturas para bicicletas e para acesso pedonal, e a adoção do teletrabalho, a par da consciência individual, podem dar um importante contributo para que não se regresse à normalidade, nas cidades onde a mudança ainda não se operacionalizou.

- PUB -

A resistência é cultural, mas este é o tempo para a mudança.

Defender a saúde das pessoas por via da melhoria da qualidade do ar, e de uma melhor conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -