25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpinião25 de Abril Sempre! À Janela e no coração!

25 de Abril Sempre! À Janela e no coração!

O período de confinamento e distanciamento social que vivemos desperta em muita gente memórias de outros tempos, vividos com medo e sem direitos, e aguça em nós um renovado apreço pela Liberdade e por aquilo que dávamos como garantido ou, até, dispensável.

- PUB -

Após anos de desinvestimento nas funções sociais do Estado e de continuada privatização de serviços públicos, revela-se-nos, hoje, com dura clareza, a importância vital do Serviço Nacional de Saúde – que, mesmo com problemas, dá exemplo ao mundo – da Segurança Social, da Escola Pública e de tantas outras conquistas de Abril, bem como da produção nacional, garante de soberania nos mais diversos domínios. A canalização de recursos materiais e humanos que acontece, agora, com caráter de urgência, deverá, para respeitar Abril, ter continuidade, de forma estratégica e tendo em vista a maior eficácia, eficiência e sustentabilidade dos serviços, para responder aos desafios atuais e aos que se seguirão.

Também o Poder Local Democrático – outra preciosa conquista de Abril – tem demonstrado, uma vez mais, a sua enorme capacidade de adaptação e resposta, articulando recursos, até, a nível nacional, numa demonstração de solidariedade e maturidade democrática acima de qualquer divisão partidária. Ao nível local, Município, Freguesias, IPSS, empresas e outras/os agentes do território colocaram em prática, uma vez mais, este enorme património de trabalho que é a rede de parceria há muito estabelecida e que tem permitido criar soluções muito além das suas competências. São, também, muitas/os as/os voluntárias/os que têm doado o seu tempo e saberes para colaborar no apoio a quem está mais vulnerável. Sem confundir Solidariedade e Luta por direitos para todas/os com Caridade. É na partilha e nas sinergias que se forja a capacidade de resiliência de um território.

Neste ano, prestar homenagem aos Capitães de Abril, aos militares, às mulheres e aos homens que mantiveram viva a luta antifascista e ao povo que saiu às ruas e conquistou as rédeas do seu destino, é acarinhar a Democracia e a Liberdade. É combater visões revisionistas e partilhar memórias com as crianças e jovens, é pugnar por uma maior Educação Cidadã, é participar ativamente na vida da comunidade e continuar a defender a evolução social, com mais direitos para todas/os, no Trabalho, na Saúde, na Educação, na Habitação, no Lazer. É perceber que o Ambiente tem de continuar a ser uma prioridade, sob pena de hipotecarmos o nosso futuro, sem retorno. É perceber que também a Educação e a Cultura são o maior investimento na Democracia.

- PUB -

Mesmo em casa, estaremos Unidos na Festa que acontece nos meios digitais, que continuam a aproximar-nos, com muitas propostas culturais, lúdicas e pedagógicas para viver o 25 de Abril com consciência, responsabilidade e esperança. E, no dia 25, a “Grândola, Vila Morena” vai unir as nossas vozes à janela, de cravo e punho erguido.
25 de Abril, sempre!

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela
Álvaro Manuel Balseiro Amaro

Álvaro Amaro
Presidente da Câmara Municipal de Palmela
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -