25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoViolência não é Amor!

Violência não é Amor!

N18o âmbito da 25.ª edição do Parlamento dos Jovens, tive a oportunidade de debater com alguns jovens alunos, com quem troquei impressões muito válidas, as temáticas da violência doméstica e no namoro, temas que, infelizmente, ainda estão na ordem do dia.

- PUB -

Mas afinal o que é violência doméstica e no namoro? Alguns dos jovens pareceram surpreendidos quando se falou das diversas formas de violência para lá da violência física, que continua a ser a mais flagrante. Haverá, parece-me, necessidade de abordar mais profundamente estes tópicos para que todos e todas entendam que a violência pode assumir várias formas que, embora mais difíceis de detectar, serão tão ou mais danosas do que a violência física: falo da violência emocional e psicológica, a económica, a sexual e a social.

Outro ponto importante de esclarecer é que a violência doméstica não envolve apenas pessoas num relacionamento romântico, mas todas aquelas que têm laços familiares e/ou partilham habitação. E isto é assustador! No local onde nos deveríamos sentir mais protegidos e tranquilos, 35 pessoas perderam a vida no ano passado (26 mulheres, duas crianças e sete homens), segundo dados oficiais. E entre 2004 e 2019 foram assassinadas 532 mulheres neste mesmo contexto.

Muitos dos jovens com quem tive contacto mostraram-se alerta para esta problemática e apresentaram várias medidas não só de prevenção mas ainda de denúncia e acompanhamento das situações. Destacou-se a necessidade de sensibilização precoce, seja ao inserir a temática em disciplinas escolares já existentes ou com a criação de gabinetes nas escolas direccionados para este tema, por exemplo. Acredito que é aqui que reside grande parte da solução: na educação em respeito pelo outro e na promoção de valores como empatia e compaixão por quem nos rodeia, independentemente do género e do tipo de relação existente.

- PUB -

Importa ainda lembrar, contudo, que esta educação e transmissão de valores faz-se, ou deveria fazer-se, sobretudo em casa, no seio familiar. E neste sentido, é fundamental a promoção da proximidade e do diálogo entre membros familiares. É fundamental, acima de tudo, termos tempo para a nossa família.

A violência doméstica e no namoro não é linear, assenta em séculos de violência de género, de discriminação, de luta pelo poder dentro das relações, e a sua erradicação não será pacífica nem rápida. Mas se alguns destes jovens são exemplo das gerações vindouras, estamos sem dúvida no caminho certo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -