25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -

Iémen

Apesar de não ser assim tão pequeno (6 vezes maior que Portugal, 28 milhões de habitantes) antes de se passar o que lá se passa; a maior crise humanitária atual do mundo, segundo o próprio secretário-geral da ONU, quem é que já tinha ouvido falar do Iémen? E mesmo agora, anda aí nas bocas do mundo? É assunto dos media mundiais? Evidente e desgraçadamente que não! A face mais visível da imensa tragédia do Iémen, foi a divulgação da imagem chocante, captada pelo fotojornalista Tyler Hicks ,da menina esquelética de 7 anos, Amal Hussain, que, entretanto, faleceu.

- PUB -

O Iémen, tem o azar de fazer fronteira com a poderosa, riquíssima e fanática Arábia Saudita. E, por não ser política e religiosamente alinhado com ela, e ainda por ter a dignidade de não se lhe submeter, tem sido alvo da ira dos tiranos sauditas que o transformaram num caos com milhões de pessoas famintas literalmente a morrer à fome e de doenças até facilmente evitáveis/curáveis. Mas, sendo a principal culpada, a Arábia Saudita, não é a única! São também os hipócritas que andam sempre com a democracia e os direitos humanos na boca, com os EUA à cabeça, mas que lhe vendem biliões de dólares em armamento e que depois, para além de ela apoiar os criminosos do DAESH e da al-Qaeda, massacra o Iémen, e a sua imprensa quase silencia. As fotos de outros milhares de meninas e meninos esqueléticos, chegam-nos quase só através das redes sociais. E porquê? Porque ao contrário da Arábia Saudita, que tem a segunda maior reserva de petróleo do mundo, o Iémen, é um país pobre.

Portanto, aqui fica a nossa modesta contribuição para divulgar a tragédia do povo iemenita que deveria mobilizar a opinião publica mundial, mas não mobiliza, porque, como já dissemos e se constata, é quase silenciada.

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -