27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoFazer bem, o nome vem depois...

Fazer bem, o nome vem depois…

Nos últimos tempos temos assistido a diversas manobras políticas no sentido de criar a ilusão que no concelho da Moita não existem políticas municipais para a juventude.
Várias foram as vezes que escutamos o PS no Concelho propor o Conselho Municipal da Juventude ou mais ultimamente uma modernidade no nome a Assembleia Municipal da Juventude, segundo os mesmos, para cumprir a lei, tudo muito certo e bonito mas para que?
Existe no concelho da Moita o Fórum da Juventude que dá voz a dezenas de jovens organizados em grupos ou associações ou mesmo em nome individual, sim serve para dar expressão a todos os jovens residentes no concelho da Moita e não apenas a alguns.
A legislação do Conselho Municipal de Juventude está errada e limita o acesso ao mesmo apenas a juventudes partidárias e associações registadas no registo nacional de associações juvenis, para entendermos que seria no concelho da Moita apenas as Juventudes partidárias e os escuteiros poderiam ter participação no mesmo.
Será esta a política que queremos para a juventude do concelho????
Claro que não. Os jovens que estão no fórum da juventude sabem que podem contar com o mesmo para desenvolver a sua actividade nas mais diversas áreas.
Exemplo activo da participação juvenil está na quinzena da juventude onde são os membros do Fórum da Juventude que apresentaram o seu trabalho num conjunto alargado de iniciativas com apoio do município.
É positivo saber que alguém está preocupado com os jovens do concelho da Moita. Então proponho que resolvam os reais problemas da juventude, a gratuitidade dos manuais escolares e a redução do número de alunos por turma, mais investimento, garantindo mais e melhores condições materiais e humanas nas escolas como é o caso da construção do pavilhão gimnodesportivo na escola Fragata do Tejo, a reposição do passe escolar, e por fim a precariedade e pelo fim de todas as formas de trabalho ilegal que afectam essencialmente os jovens.
Nestes casos sim a lei devia de se cumprir e não apenas quando ela restringe o acesso dos jovens à sua actividade.
Seja que nome queiram chamar o Fórum da Juventude é uma voz activa da mesma e será de longe o menor dos problemas que atinge a juventude local.

Andre Pagaime
Membro do Forum da Juventude - APPM
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -