25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoHospital do Montijo: o princípio do fim?

Hospital do Montijo: o princípio do fim?

O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo é constituído pelo hospital do Montijo e do Barreiro, foi criado em Setembro de 2009, na sequência da referenciação da rede hospitalar e da celebração do Protocolo entre a Câmara Municipal do Montijo e o Ministério da Saúde, através da ARS/LVT- Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em Fevereiro de 2007.
O objecto do protocolo foi não só o de manter um serviço de urgências no hospital do Montijo mas também permitir um conjunto de valências a funcionar nesta unidade hospitalar do Montijo, como chegou a acontecer. A cirurgia do ambulatório existe graças ao protocolo.
O compromisso do ministério da saúde com a câmara municipal do Montijo tinha como objectivo criar condições para melhorar a prestação dos cuidados de saúde na área hospitalar. Lembro-me bem, enquanto membro da assembleia municipal, e conheço o que ficou escrito e acordado entre o ministério da saúde e a câmara municipal do Montijo.
Se o ministério da saúde cumprisse integralmente o seu compromisso a saúde hospitalar no Montijo e Alcochete seria bem melhor. É tudo uma questão de vontade política e administração do centro hospitalar, com capacidade de entender e realizar uma gestão ao serviço das pessoas e do interesse público, do interesse do SNS.
Soubemos, entretanto, que as instalações do hospital do Montijo vão agora parcialmente ser afectas à área dos cuidados primários de saúde, com a criação de uma unidade de saúde familiar. As unidades de saúde familiar são privadas. Os médicos são pagos de acordo com os doentes que atendem: quantos mais atenderem mais ganham. Daí que os médicos dos centros de saúde tenham que vir a suspender o seu contrato com o Estado ou até cessar o contrato e passam a ser pagos pela unidade de saúde familiar a quem o Estado paga em função do número de utentes que é atendido. Mas não nos equivoquemos: não é um centro de saúde com médicos vinculados ao Estado e ao SNS.
O hospital do Montijo vai passar a ter uma unidade de saúde familiar, através de um protocolo conjunto a celebrar com o centro hospitalar Barreiro/Montijo, a ARS/LVT e a Santa Casa da Misericórdia do Montijo.
Vamos ficar ainda pior nos cuidados de saúde a prestar pelo hospital.
Mas onde pára agora a comissão de utentes da saúde que se opôs a celebração do protocolo entre a câmara e o ministério da saúde? E as vozes contra que diziam que o protocolo era o fim do hospital do Montijo? E defendiam um novo hospital no Montijo reivindicado em não sei quantas moções?
Na verdade, a saúde é uma atribuição dos municípios conforme reza o artigo 23º da lei nº 75/2013 de 12 de Setembro e temos, aliás, bons exemplos de autarcas que comprometem as suas autarquias e lutam por melhores cuidados de saúde para as suas populações quer ao nível hospitalar quer ao nível dos centros de saúde: A Câmara do Montijo construiu o centro de saúde do Afonsoeiro em parceria com o Ministério da saúde, em que a câmara cedeu o terreno e o ministério da saúde construiu o edifício e equipou-o; colocou os médicos, enfermeiros e demais pessoal técnico e administrativo. Mas também presentemente a construção do centro de saúde da Baixa da Banheira em que a Câmara da Moita cedeu o terreno. A câmara de Lisboa que vai construir 5 centro de saúde em parceria com o ministério da saúde. Ou o novo hospital do seixal em que a câmara cedeu o terreno.
No Montijo o que faz sentido, o que se exige é que a câmara e o ministério da saúde estabeleçam um compromisso para um novo centro de saúde. E que o Ministério da saúde cumpra o protocolo.
Doutra forma acabou o hospital do Montijo. Resta-nos, pugnar, neste momento, para que o hospital do Montijo integrado no Centro Hospitalar Barreiro Montijo cumpra a sua função hospitalar e não seja amputada a sua capacidade de resposta na saúde hospitalar.
Agora, já só falta assistir á cedência de terreno da Câmara do Montijo para a construção do Hospital Privado da CUF. Lá chegaremos.

Fernando Coelho
Economista e Jurista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -