25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Aquecimento Global é mesmo verdade?

O Aquecimento Global é mesmo verdade?

Como entusiasta de ciência que sou, gosto de conhecimento bem fundamento e abomino palavras vazias e frases parcas. Nesse sentido, dedico a minha crónica desta semana a escrutinar o tema do aquecimento global.
Svante Arrhenius foi um cientista sueco que teve o pináculo da sua carreira nos finais do século XIX. Foi o primeiro a propor que o dióxido de carbono (CO2) emanado das fábricas criava um efeito de estufa que aprisionava o calor no globo. As suas preposições estavam certas mas Arrhenius era bastante otimista: a situação só se tornaria alarmante se o CO2 na atmosfera duplicasse e, ao ritmo marcado pela época, isso não aconteceria por outros três milénios.
Mais de 120 anos depois, as suas conclusões continuam verossímeis, mas a industrialização nunca parou de crescer. Esses três milénios de CO2 chegaram em pouco mais de um século.
Arrhenius falhou em prever as verdadeiras consequências de uma atmosfera saturada de CO2. O aquecimento do planeta é a menor das nossas preocupações. A primeira é a subida do nível da água do mar pelo degelo das calotes polares. Zonas costeiras ficarão totalmente submersas, incluindo mais de metade do distrito de Setúbal, provavelmente, o distrito português mais afetado.
Tanta água gelada a misturar-se nos oceanos tem um profundo impacto na Corrente do Golfo que banha toda a Europa ocidental e América do Norte com as suas águas quentes. Alterando essas correntes, estes continentes incorrerão numa assoladora idade do gelo. Não que o leitor tenha de se preocupar. Temos lareiras, aquecedores e casas bem acolhedoras para nos abrigarmos quanto tempo for preciso, mas o mesmo não pode ser dito do gado, plantas e cereais que necessitamos para comer. Ironicamente, o aquecimento global congelará todo o hemisfério Norte. A fome, as doenças e o caos perseguir-nos-ão a todos.
Quando o CO2 entra em contacto com a água do mar, dá-se uma reação química e forma-se ácido carbónico dissolvido. Isso contribui para a acidificação em larga escala dos oceanos que prejudica toda a vida marinha. Todas as cadeias alimentares oceânicas começam no plâncton, um pequeno micro-organismo que alimenta peixes pequenos, que por sua vez alimentam peixes maiores. Sem o precioso balanço de acidez, o plâncton escasseará e mais de um terço de toda a vida marinha poderá enfrentar uma extinção em massa sem precedentes. Nem o bacalhau poderá estar a salvo.
Secas extremas num lado, tempestades tropicais noutro. Cheias de proporções bíblicas e chuvas ácidas incessantes. Eventos catastróficos e imprevisíveis assolarão o nosso planeta e não prometem misericórdia. O aquecimento global é mentira, não existe! O que existe é a inconstância global. E isso é verdadeiramente incontrolável.
O clima é, por natureza, instável, imprevisível e a sua mudança gradual. Vai contra o nosso instinto acreditar numa transformação brusca sem haver presságios evidentes. Porém, estamos a ficar sem tempo para continuar a debater a viragem do clima. É um facto e cabe-nos a nós, enquanto cidadãos deste planeta, promover a mudança e eleger líderes que representem os nossos melhores interesses.
Enche-me de esperança saber que quando se colocou a hipótese de o buraco na camada de ozono insurgir de ações humanas, ninguém quis acreditar; mas quando a situação ficou grave de mais para continuar a ser negligenciada, a humanidade deu as mãos e fez história. Todas as nações uniram-se num esforço único e conjunto para remendar o planeta. E o planeta foi salvo!
Cabe-nos a nós decidir se queremos ser a geração que assistiu inerte à desolação do planeta ou se queremos que a história nos recorde como a geração que (mais uma vez) salvou o planeta!

Luis Filipe
Bioquímico apaixonado pela descoberta Ideias, comentários ou sugestões para: [email protected]
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -