29 Fevereiro 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO BRT+Mini bus era um investimento de milhões de euros...

O BRT+Mini bus era um investimento de milhões de euros sem qualquer utilidade para a cidade de Montijo

Os BRT são construídos em cidades com centenas de milhar ou milhões de habitantes, por causa do volume de trânsito dessas cidades e o tempo que os transportes públicos demoravam no meio do trânsito. A cidade mais pequena que tem o BRT tem 300.000 habitantes. Em Portugal não existe nenhuma cidade com BRT. A cidade de Montijo tem cerca de 35.000 habitantes.
O Montijo é das cidades do país onde o trânsito circula com mais facilidade, temos várias vias à entrada da cidade com 4 faixas de rodagem: Avenida Pedro Nunes, Avenida Garcia da Horta, circular externa até à estrada de Samouco e ainda a EN5 até à rua José Joaquim Marques que tem só um sentido, por todas as vias se chega ao Seixalinho com facilidade e sem conflitos de trânsito.
É difícil encontrar no país uma cidade em que o trânsito circule tão bem e que tenha estacionamento grátis para todos.
Este projeto não tem nenhuma utilidade prática nem económica, nasceu como promessa eleitoral para tentar iludir as pessoas.

- PUB -

Declaração do candidato à câmara da Coligação psd/ cds que copiei da internet:
A questão da mobilidade da população é outra aposta forte, com a criação de uma rede de transportes, que passará “pela construção de um corredor ‘BUS Rapid Transit’ (BRT)”.
“Este transporte ecológico, moderno e barato fará a rota entre o Fórum Montijo e o actual Terminal da Transtejo, usando a antiga linha de caminho de ferro e um corredor a criar ao longo da actual estrada do Seixalinho”, revelou. O corredor BRT “permitirá efetuar todo o percurso em cerca de 15 minutos” e a baixo custo, quando “comparado com outras soluções”.
Como complemento a este BRT, será também criada “uma rede de mini-autocarros, que se ligará ao canal de BRT através de uma gare a construir na antiga estação ferroviária”. Numa primeira fase, disse João Afonso, “existirão dois circuitos de mini-autocarros na freguesia Montijo/Afonsoeiro… a segunda fase contará com a criação de um circuito para a Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia e a terceira fase com a criação de um circuito com a inclusão da Lançada e Sarilhos”.
Rota do BRT do PSD/CDS: Os autocarros seguem do Forum Montijo pela circular externa(tinham que construir um corredor nesta via) até à rotunda da EN 5 para apanhar a antiga linha de caminho de ferro, daqui partiam em direcção à antiga estação da CP, passando pela frente da antiga fábrica da Sopac e da fábrica do Rufino & Guerreiro, por trás do L. Leclerc(antiga Mundet),ao lado da estação elevatória de esgotos para a ETAR do Arce, por baixo da ponte do comboio até à velhinha estação da CP. Sei que vão abrir um corredor na estrada do Seixalinho, mas no discurso nada se diz como vamos da estação da CP para a estrada do Seixalinho. Como o papel e a palavra aguenta tudo eu já disse para prometerem um teleférico para levar os passageiros da Estação da CP para estrada do Seixalinho.

Interrogações:
1º O percurso indicado pelo candidato, como podem ver no texto publicado passou da Estação da CP para a estrada do Seixalinho, onde é construído um corredor para o BRT. E o percurso desde a Estação da CP até à estrada do Seixalinho é feito de minibus ou vão a pé.
2º Os dois circuitos de mini-autocarros levam todo o pessoal que vai para o barco primeiro para Gare e depois para o Seixalinho, mesmo os do Saldanha, Borralhal, Cerrado Chaves, Janelas do Parque e os minibus que vêm da zona nova da cidade qual é o percurso que fazem para chegar à Gare, na Rua José Joaquim Marques voltam `na CGD pela Rua Manuel José Nepomuceno até à Gare. Então não era melhor toda esta gente ir logo em direção do Seixalinho.
3º E se as pessoas que residem nas Colinas do Oriente , no Bairro do Areias e no Esteval quiserem ir ao Forum Montijo, têm que ir primeiro num mini-autocarro até à Gare e depois seguirem para o Forum.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Grupo distrai funcionários de banco em Palmela e furta dinheiro em caixa

Seis estrangeiros, cinco homens e uma mulher, são procurados pela GNR depois de crime que decorreu pelas 13h30
- PUB -