29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO preço da água em Setúbal

O preço da água em Setúbal

Caro leitor

- PUB -

Sabia que a nossa cidade é das que tem a água mais cara do país?

A Concessão às Águas do Sado data do ano de 1997, com um prazo de 25 anos. As tarifas são revistas anualmente com a Câmara Municipal, mas ao longo destes vinte anos, têm sempre aumentado.

A água é um bem essencial à Vida e o acesso a ela, quando não é livre, deve ser enquadrado de forma justa e com um preço justo.

- PUB -

Já este ano a Câmara Municipal de Setúbal aprovou, mais uma vez, em sessão pública o aumento das tarifas de consumo de água, saneamento básico e recolha de lixo.

Posso dizer-vos que, enquanto Deputado Municipal votei sempre contra ao aumento destas tarifas e outras taxas, porque entendo que os setubalenses já estão sobrecarregados que chegue de despesas familiares e com impostos como o IMI, que teima em não baixar.

Para quem não saiba existe um regulador ou entidade oficial que controla o setor da água, a chamada ERSAR, que além de controlar a qualidade e condições da água que consumimos, emite pareceres e recomendações, no nosso caso às Águas do Sado, uma delas parece que só vai ser atendida este ano por recomendação desta entidade, que é o da aplicação de tarifários moderados às famílias numerosas, reivindicação que o Grupo Municipal do qual faço parte tem vindo a abordar ao longo de vários mandatos, com executivos comunistas. Mas atente-se que ainda não se sabe os termos e os moldes dessa aplicação, queremos ver essa moderação ser aplicada noutras situações de dificuldade económica não só das famílias, mas também das pequenas e médias empresas.

- PUB -

Será bem verdade que Setúbal só segue um caminho, o do executivo comunista, que cobra tarifas e taxas para fazer rotundas e afins e próximo de eleições autárquicas é que começa a empregar esses fundos em infraestruturas, como podem verificar um pouco por toda a cidade.

A maioria concedida pelos setubalenses a este executivo é que permite que as coisas aconteçam assim. A CDU ganhou esta maioria com menos votos, que se explica com a percentagem muito alta da abstenção nas últimas eleições autárquicas.

Está provado que esta maioria pouco tem feito pelos setubalenses e pelas suas verdadeiras necessidades.

Nem só de festas, de cultura, de provas desportivas, de promoção política vive o povo.

Será também de estranhar a fraca oposição exercida pelo Partido Socialista e mesmo pelo Bloco de Esquerda, os amigos da “Geringonça”…

Mas caro leitor, só existe uma de duas hipóteses ou existe algum acordo para as autarquias ou está tudo bem. Custa-me a acreditar que estes dois partidos não tenham nada a reclamar junto do executivo, alguma bandeira por içar…

Para a crise que o país está a atravessar é quase ofensivo aquilo a que temos vindo a assistir em Setúbal, áreas da cidade muito embelezadas e outras mal tratadas, os melhoramentos não são uniformes.

Este executivo comunista, deixa de lado grande parte dos temas, que realmente interessam às famílias setubalenses e às empresas de Setúbal, que são o verdadeiro motor da cidade.

Temos vindo a assistir a um crescendo do descrédito dos políticos locais, o que se confirma pelo nível de abstenção em eleições autárquicas. Justifica-se em certa medida pela má gestão dos agentes, mas também pela ausência do projeto concreto. Com base desse descrédito é escusado apresentarem-se ao povo com uma ou duas pessoas importantes ao lado, dizer que fizemos isto ou aquilo, aproveitarem-se de instituições de solidariedade, clubes, coletividades, fazer parte de partidos ou grupos de cidadãos em proveito próprio ou pelo menos de forma tão expressa.

É preciso ter equipa, ter projeto concreto, para poder fazer, resolver problemas de inclusão social, baixar taxas e impostos, tarifas dos serviços, negociar contrapartidas para o bem de todos.

Estamos a tratar de assuntos que dizem respeito às pessoas, aos nossos idosos, aos jovens, a empresários, devemos fazê-lo com respeito e sentido de missão.

É esse o meu propósito!

Eduardo Pinto
Militante do CDS Delegado Distrital da FTDC – Feder. Trab. Democrata Cristãos.
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -