18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA vantagem de quem conhece melhor a realidade

A vantagem de quem conhece melhor a realidade

Se algo pode ser comparável a uma disputa eleitoral é a guerra, onde o domínio do conhecimento, do talento, da disciplina pode determinar a derrota ou a vitória em qualquer um dos confrontos (batalha eleitoral ou guerra).

- PUB -

Na “Arte da Guerra” Sun Tzu tratou de forma magistral a arte de vencer um exército inimigo, não subestimando as principais variáveis que influenciam uma decisão final.

Na verdade, comparar uma guerra a uma batalha eleitoral é um exercício de utilidade comprovada porque, quer numa quer noutra, o acerto ou o erro na definição da táctica e da estratégia determinaram sempre a vitória ou a derrota de uma das partes.

Na “Arte da Guerra”, Sum Tzu alertava para a necessidade de traçar qualquer plano de confronto com o inimigo respondendo previamente a sete questões fundamentais. Das sete refiro apenas as seis que mais se aplicam a uma campanha eleitoral:

- PUB -
  • Qual dirigente é mais sábio e capaz?
  • Que comandante possui o maior talento?
  • Que exército obtém vantagens da natureza e terreno?
  • Em que exército se observam melhor os regulamentos e as instruções?
  • Quais as tropas mais fortes?
  • Que exército tem oficiais e tropas melhor treinadas?

Se analisarmos profundamente estes factores, verificamos que quem os subestimou em campanhas eleitorais perdeu a contenda e quem os considerou foi vitorioso. O próprio eleitorado é decisivamente influenciado por cada um destes factores.

Vamos, então, descodificar cada um dos seis pontos.

Conhecer o adversário como nos conhecemos a nós próprios é essencial para o derrotar politicamente. O candidato a presidente de uma câmara deve estar sempre um passo à frente em relação aos seus adversários. Um passo à frente no saber, na reputação, nas competências e no conhecimento do terreno e das pessoas. Actuar assim é, à partida, levar vantagem sobre os adversários. É ser “mais sábio e capaz” do que eles, como preconizava Sum Tzu.

- PUB -

O talento é outra das características do líder. Ser talentoso é ter inteligência emocional suficiente para debater ideias sem ofender o adversário, é ser prático, próximo, afectuoso, é saber coleccionar aliados e não inimigos. Este é o “líder talentoso” de que falava Sum Tzu.

O domínio do território eleitoral, com um conhecimento profundo da realidade local e das pessoas, é condição essencial para as convencer.. Sem conhecimento da realidade (territorial e humana) dificilmente se ganha uma batalha. São “as vantagens da natureza e do terreno” definidas por Sum Tzu.

O candidato melhor conhecedor das leis, dos regulamentos e mais aberto e interessado em adoptar uma conduta ética clara e transparente é o que pode, à partida, reunir maior consenso e gerar uma maior confiança das suas tropas e dos eleitores. Era o que Sum Tzu definia como “melhor conhecer os regulamentos e as instruções”.

“As tropas mais fortes”, de que falava o autor da “Arte da Guerra”, podem definir-se, em política, como os militantes e apoiantes mais aguerridos, confiantes, preparados e dispostos a lutar até ao fim, dando tudo de si pelo objectivo da vitória.

“O exército com oficiais e tropas melhor treinadas” são, numa campanha eleitoral, os membros eleitos das principais estruturas partidárias e os militantes e apoiantes do candidato. Eles devem ser os primeiros a não desanimar e a resistir perante provocações dos adversários, contratempos, cansaço, etc. Este exército eleitoral deve estar treinado na paciência, na persuasão e no espírito de vitória.

Alcídio Torres
Mestre em Administração e políticas Públicas
- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -