25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO ministro Pedro Marques no Montijo

O ministro Pedro Marques no Montijo

 

- PUB -

O Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, veio no dia 13 de Janeiro (Sexta-feira) ao Montijo, anunciar que já tinha sido posta a concurso a empreitada de reparação da Estrada Nacional 4, no troço que liga Montijo a Pegões, 25,5 Km, e que passa também pelos concelhos de Alcochete e Palmela.

Esta estrada está em péssimas condições e o presidente da Câmara de Montijo, com o conhecimento das dificuldades dos munícipes que vivem na zona rural do concelho ao passar nesta estrada, já tinha insistido várias vezes com o anterior Governo do PSD/CDS-PP, para a necessidade urgente da sua reparação, pois além de servir o concelho é também muito utilizada por trânsito pesado que se dirige à Ponte Vasco da Gama.

- PUB -

Durante o anterior Governo nada foi conseguido e logo que o actual tomou posse o presidente da Câmara de Montijo, marcou uma reunião com o ministro Pedro Marques, que conhece bem a estrada e o seu estado de degradação, para que o Governo se interessasse para que a estrada fosse reparada o mais rapidamente possível.

O mais rápido que se conseguiu foi um ano depois pôr a obra a concurso, pois trata-se de uma obra orçamentada em 4,5 milhões de euros e que vai estar em execução cerca de um ano.

A visita do ministro Pedro Marques a Montijo foi também importante porque anunciou na nossa terra que os estudos para o novo aeroporto para os aviões low cost na Base Aérea nº 6, estão realizados e que dentro de algumas semanas anunciará ao país a decisão do Governo.

- PUB -

A concretizar-se a vinda do aeroporto low cost para a Base de Montijo, era de todo o interesse que o ministro Pedro Marques voltasse ao Montijo na qualidade de ministro, para anunciar na sua terra, um investimento que muito vai contribuir para o desenvolvimento do nosso concelho, com criação de emprego, restauro dos prédios da zona antiga da cidade e uma maior ligação a Lisboa por via fluvial com o aumento de passageiros, turistas e homens de negócios que chegam nos aviões e se deslocam para a capital do país.

Logo que a decisão do Governo seja conhecida, o que espero seja ainda neste trimestre, a Transtejo com o apoio do Governo e durante o período das obras do aeroporto e dos acessos, deve fazer estudos de investimentos, para melhoramentos no cais do Seixalinho e compra de barcos modernos e rápidos, para serem competitivos com os transportes rodoviários, no transporte para Lisboa de 15.000/20.000 média de passageiros que chegarão ao Montijo todos os dias de avião.

Se o transporte por via fluvial for rápido e tiver qualidade será competitivo e evitará que milhares de automóveis e autocarros cheguem todos os dias a Lisboa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -